Inovação, sustentabilidade, equilíbrio. Três décadas de vivências trouxeram
à Freeway a segurança essencial para a aplicação dos seus conceitos.
Inovação, sustentabilidade, equilíbrio.
Quase três décadas de desenvolvimento e sobreposição de vivências trouxeram à Freeway a segurança essencial para a aplicação de seus conceitos. Daquela empresa que surgiu modestamente em 1989, muita coisa mudou, uma transformação saudável e necessária, forjada pelas adaptações ao mercado, pelos anseios do consumidor e pela necessidade de se ajustar a um tempo no qual a tecnologia passou a ditar regras. Mas os pilares e valores humanos permaneceram intactos. Na Freeway que em 2016 produziu 1,6 milhão de pares de sapatos e quase 140 mil peças de acessórios, o processo criativo caminha junto com as boas práticas, a tecnologia só traz resultados se aplicada em um cenário de humanização do trabalho e os produtos nascem de um conjunto de ações que mesclam design, comportamento, tendências e, sobretudo, bem-estar de quem fabrica e de quem consome.
Ninguém chega a mais de dois mil municípios no Brasil e em mais de 25 países por acaso. Em constante evolução, atingir um equilíbrio entre o criador e o consumidor tem sido o maior desa o, estimulado a partir da visão de negócio da própria direção do grupo. A formação de médico anestesiologista estimulou no presidente da empresa, Jânio Machado, o aprimoramento dos sentidos, uma característica que desemboca em sua definição mais apaixonada sobre a Freeway: “Esta é uma fábrica de desejos e de sensações.” Por essa trilha, surge a ideia da Família Freeway, a visão de uma convivência, dentro dos estamentos da fábrica, que pode ser ao mesmo tempo harmônica e produtiva, potencializando um dos conceitos mais atraentes do modelo de gestão – a conexão entre todos os escalões, internos e externos.
“Quando nós produzimos algo, pensamos numa luta constante por excelência. Pensamos em um calçado agradável e que não desaponte no conforto, na qualidade e na durabilidade. E, principalmente, que desperte uma sensação de respeito por quem usa. Nossa proposta ao consumidor é oferecer um produto honesto, antes de tudo. Vivemos em um mundo de consumo, o que pode ser uma ameaça, mas temos que deixar de acreditar que as coisas são descartáveis.
A importância da qualidade está nessa questão, na relação com o consumidor, o que nos leva necessariamente a conhecer melhor as pessoas que estão ligadas à Freeway, incluindo, claro, as pessoas que trabalham aqui. Quando falamos em inovações, modelo de gestão e sustentabilidade, estamos, na verdade, pensando em todos, interna e externamente. Em relação a seu modelo de produção e suas relações com colaboradores e consumidores, enfim, existe uma palavra que é a síntese da filosofia desta empresa: respeito.”
Jânio Machado
Presidente da Freeway
A adoção de uma política de boas práticas, que inclui reaproveitamento e redução drástica do desperdício, tornou-se uma opção estratégica para a Freeway. Ao longo da sua história, a Freeway vem buscando soluções que minimizem o impacto ambiental, como:
- Captação de água da chuva para irrigar os jardins e utilizar em sanitários;
- Produção de adubo próprio para os projetos de jardinagem;
- Sacolas plásticas fora de circulação;
- Embalagens recicláveis com menos pigmentação e adesivos;
- Reaproveitamento de materiais para confecção de novos insumos;
- Controle de decomposição de matéria orgânica e separação correta dos resíduos gerados;
- Prioridade de ventilação e iluminação naturais;
- Maquinário movido por fontes renováveis de energia.
A utilização de materiais renováveis e tecnologias avançadas que permitiu a criação de um piso ecológico, produzido na Freeway com aparas recicladas de borracha e fibras vegetais, resultando em um produto 100% reciclável. Atóxico e antiderrapante, o piso representa uma garantia de segurança, por evitar quedas e absorver impactos. Pode ser instalado em ambientes internos e externos podendo também ser usado para o revestimento de paredes, pois resiste à ação do sol e intempéries. De fácil manutenção, proporciona ainda facilidade e rapidez na instalação, pois dispensa o uso de cola e argamassa, a ponto de o consumidor, em caso de mudança, poder levar o piso para novos projetos.
O piso de borracha reciclado foi a escolha da Freeway para revestir seu novo showroom em Franca, onde o design industrial é presença marcante.
Aqui uso e reuso não são tendência de moda, eles traduzem o jeito Freeway de ser!