Cachaça: do Brasil para o mundo. Saiba mais!

De todas as maravilhas que o Brasil produz, a cachaça é uma das mais conhecidas. Mas muito além da matéria prima da caipirinha, a bebida oriunda da cana tem uma gama de variedades e pode ser harmonizada com diversos tipos de comida. Continue lendo o post para saber muito mais!

Muito além da branquinha

Parecida com a cerveja que possui dois grupos maiores (Lagers e Ales), a cachaça também é divida por dois grupos: as brancas e amareladas.

As cachaças brancas são geralmente descansadas em aço inox ou madeira que não apresenta alteração na cor, geralmente tem um aroma e sabor mais seco e ardente.

As cachaças amareladas obtém essa cor no processo de descanso, que pode variar de 3 meses a 12 anos. Para que uma cachaça amarelada possa ser considerada envelhecida precisa passar pelo menos um ano em tonéis de no máximo 700 litros, caso contrário são consideradas cachaças armazenadas.

Enquanto o rum, a tequila, o whisky e outras bebidas destiladas só podem ser armazenadas em tonéis de carvalho, a cachaça pode ser armazenada em diversos tipos de madeira diferente, dando assim uma grande variedade de sabor e possibilidades de harmonização com sua refeição favorita.

Para ler

Uma boa opção para ter um maior conhecimento sobre esse mundo da harmonização de cachaças é o livro “De Marvada a Bendita” do autor Renato Figueredo, que traz informações sobre como combinar a bebida com os mais diversos pratos e petiscos, além de novas e suaves formas de apreciar e até vantagens químicas e econômicas da cana-de-açúcar.

Outra boa alternativa é o ebook “Cachaça e Gastronomia” que pode ser encontrado no link http://bit.ly/1jFvgkH que faz parte do site mapadacachaca.com.br . O site é um dos mais completos sobre o assunto e varia de artigos, locais que você pode encontrar a bebida e até contos e crônicas sobre que envolvem o assunto.

Para acompanhar

Ok. Agora que você tem uma boa noção do universo desta bebida derivada da cana-de-açúcar vamos ao que interessa, a hora de tomá-la. A seguir deixamos algumas boas combinações que você testar aí mesmo em sua casa.

 

Casquinha de siri com uma cachaça branca esfriada: É uma bela combinação pois o sabor mais forte do siri é contraposto pelo tom mais seco proporcionado pela cachaça branca. Mas para você que adora uma bebida bem gelada, cuidado, se você gelar demais o liquido ele amortece os receptores gustativos da sua língua e fazem você perder o gosto completo do que estiver bebendo.

 Sorvete com cachaça envelhecida:  Mesmo que pareça estranho combinar uma sobremesa com bebidas, este tipo de cachaça possui um gosto com toques de canela, o que pode combinar muito bem com um sorvete de creme ou até um Petit Gateau.

 

Feijoada com uma cachaça envelhecida mais ácida: Por ser uma comida mais gordurosa, a feijoada combina muito bem com uma cachaça mais ácida e de corpo leve, pois a acidez contrapõe o aspecto gorduroso da comida e seu corpo leve previne que você não fique com aquele aspecto “cheio” depois de comer.

Café com cachaças envelhecidas em pelo menos 3 anos: Essa combinação tem o aspecto inverso das anteriores. Nesse caso a cachaça envelhecida em pelo menos três anos possui mais riqueza no aroma e fortes notas de especiarias, fazendo com que o seu café realce esse sabor – e não o contrário.

Mas não se esqueça de pegar leve, pois as cachaças variam de 38% e 48% de álcool – e você quer saborear o momento e não exagerar, não quer? 😉

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0