Produtos de qualidade, preços atrativos, diferentes formas de pagamento e um bom atendimento. Esses são fatores que esperamos encontrar em qualquer loja que vamos, não é mesmo? Eis que em um mundo cada vez mais preocupado com alternativas que visem a preservação dos recursos naturais, estabelecimentos com propostas sustentáveis tem ganhado destaque. E é aqui que vem a boa notícia: o Brasil já é o quarto país do mundo com mais prédios verdes. Continue lendo o post para conhecer melhor a estrutura de uma loja sustentável!
- limpeza: produtos de limpeza tóxicos são evitados, o que diminui o impacto na saúde das pessoas. A preferência fica para produtos de baixa toxidade.
- espaços verdes: telhados verdes ajudam no controle da temperatura, enquanto um bonito jardim ou área verde próxima é sempre agradável – uma vista para o exterior da loja traz uma sensação de bem-estar, seja para funcionários, seja para consumidores.
- iluminação: a arquitetura dessas lojas é pensada de forma a captar a luz do sol, aproveitar ao máximo a iluminação natural. No entanto, estudos são realizados para verificar qual a melhor forma de iluminar o ambiente, de maneira a não desperdiçar e deixar o espaço agradável.
- água: pequenos cuidados fazem a diferença. Em lojas sustentáveis, água da chuva é captada e aproveitada para banheiros e irrigação de jardins/limpeza de fachadas. PLUS: isso também ocorre na fábrica da Freeway! 😉
Exemplos no Brasil:
Em recente reportagem, a revista Exame listou alguns exemplos de lojas sustentáveis aqui do Brasil. Os bons exemplos estão mais próximos no que você imagina – passando da loja Leroy Merlin à Escola Ilha da Juventude, de São Paulo. Para conferir a matéria na íntegra basta clicar aqui.
Lá fora, arquitetura sustentável é premiada!
A Marks & Spencer de Sheffield ganhou o prestigiado prêmio White Rose Award de sustentabilidade. Alguns dos fatores que levaram à premiação: a parede viva, que foi construída com tijolos reaproveitados, iluminação LED inteligente, pontos de carregamento para carros elétricos e sistema de coleta de água da chuva. Inspiração!