Uma cozinha planejada com carinho para nossos colaboradores

Karoline Montagnini Ferracioli (foto), nutricionista formada pela Universidade de Franca em 2006, atua na empresa Paulo Restaurantes Empresariais há quatro anos e na cozinha da Freeway, sapatos masculinos de Franca-SP, há dois meses – data da inauguração da cozinha (25/07). Ela ainda se lembra do primeiro cardápio oferecido aos colaboradores: Frango Grelhado, Lasanha, Rúcula, salada Grecca, arroz feijão.

O almoço servido na Cozinha da Freeway tem subsídio da empresa de 85%, ou seja, o colaborador paga apenas 15% do valor total do prato (a vontade) por uma refeição “fresca”, balanceada e com direito a suco. Atualmente, 280 colaboradores optam por fazerem a refeição no espaço. Para tentar evitar grandes filas, o almoço é dividido em quatro turmas.

Nesta entrevista, a nutricionista Karoline fala sobre a importância de uma alimentação balanceada e do trabalho feito por ela na cozinha da Freeway. Confira!

Qual a importância de uma alimentação balanceada para o trabalhador?

Não se alimentar corretamente pode comprometer a produtividade. Quando um funcionário ingere alimentos de difícil digestão e em seguida faz serviços pesados, pode sofrer uma congestão. O sal aumenta a pressão arterial por reter líquidos e com a junção da atividade de grande esforço, que também eleva a pressão, causando desmaios ou até um infarto.

Outro problema muito comum causado pela má alimentação é o mau humor. Quando não são ingeridos todos os componentes necessários, o corpo utiliza massa muscular para gerar energia. O restante desta reação química vai para o cérebro, causando o transtorno.

Uma alimentação balanceada garante que o trabalhador terá uma dieta balanceada e rica em nutrientes essenciais à saúde. O custo x benefício para empresa é favorável, o funcionário tem refeições equilibradas, gerando um aumento expressivo no desempenho diário.

Quando se analisa a realidade de muitos trabalhadores que compõem a base operacional, é constatado que a refeição servida na empresa para muitos é a principal do dia. Quando esses colaboradores sentem-se satisfeitos tendem a retribuir de maneira generosa pelo benefício oferecido.

Há algo sendo feito especificamente para os colaboradores da Freeway?

Sim, a alimentação dos trabalhadores da Freeway é preparada diariamente sob minha supervisão, com um cardápio especifico onde encontramos alimentos diversificados e de todos os grupos alimentares. Sendo servido arroz, feijão, uma carne, uma guarnição e dois tipos de salada.

O que você acha do trabalho da Freeway nesse sentido?

Muito importante, pois a falta de tempo do trabalhador para se alimentar corretamente e o desconhecimento das necessidades calóricas diárias têm sido as grandes vilãs. Quando a empresa não fornece uma refeição balanceada, a saída para muitos ainda é a marmita feita às pressas, ou uma coxinha com refrigerante no bar da esquina. Como não são refeições frescas, as duas opções possuem grande risco de contaminação, além de causar problemas de saúde.

O que você acha da Cozinha (espaço) que foi planejada?

A cozinha da Freeway foi muito bem planejada, possuindo amplo espaço, boa iluminação e ventilação, equipamentos e utensílios de boa qualidade, atendendo todos os padrões exigidos pela Vigilância Sanitária.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0