Projeto Quintal Mágico

Já pensou ter uma ajudinha para manter sua horta doméstica viva e bem cuidada? É bem possível que este auxílio esteja a caminho através do projeto Quintal Mágico, que foi desenvolvido por 4 estudantes brasileiros (José Neto, Luiza Voll, Paulo Paciência e Marcelo Porto) durante o evento Hackathon Ekos: Mãos na Mata, promovido pela Natura, no início do mês de Março.

projeto sustentável quinta mágico

O evento propunha que era que os participantes, de todos os lugares do país, se conhecessem e apresentassem um protótipo que conectasse as pessoas à natureza. O Quintal Mágico, que foi consagrado vencedor da competição, consiste em um serviço de assinatura de sementes e também de um sistema de sensores que vão indicar como cuidar de cada planta. “Várias pessoas gostam de ter um espaço em casa para cultivar flores, temperos e até frutas, mas na correria do cotidiano, esquece-se de cuidar delas. A ideia do projeto é fornecer um pacote de sementes selecionadas e sensores que irão ajudar no cultivo adequado de uma pequena horta ou jardim. O projeto não tem a intenção de automatizar a relação que as pessoas têm com suas plantas, queremos fazer com que elas sejam cada vez mais bem sucedidas, com mais praticidade, conhecimento e prazer para todos (pessoas e plantas!)”.

projeto sustentável quintal mágico
projeto sustentável quintal mágico

A proposta apresentada pelo grupo, após mais de 30 horas de prototipagem, mostrou êxito ao medir, por exemplo, a umidade do solo ou a falta de nutrientes e sinalizar quando a planta necessita de água ou sol. Através do projeto Quintal Mágico a possibilidade de uma alimentação mais saudável através do consumo de frutas e temperos orgânicos e sustentáveis se torna possível para pessoas de qualquer lugar e qualquer idade.

A Freeway tem como um de seus principais pilares de trabalho a sustentabilidade, e, ao longo da história, buscamos constantemente soluções de minimizem o impacto ambiental.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0