Mesmo que você economize energia elétrica, escolha alguns dias para deixar o carro na garagem e tenha reduzido consideravelmente o tempo embaixo do chuveiro, ainda há bastante coisa há ser feita pelo planeta. Você já se deu conta da quantidade de lixo que você produz a cada dia? Do cafezinho que é tomado no trabalho às embalagens de barra de cereal que vão para a lixeira, estamos constantemente jogando coisas fora.
É nesse contexto que supermercados com produtos sem embalagem têm se tornado cada vez mais populares na Europa. Como funcionam? Simples: os produtos são disponibilizados em prateleiras e vendidos a granel, enquanto o cliente deve levar suas próprias embalagens – de preferência que não sejam plásticas.
O primeiro supermercado dentro dessa proposta surgiu em Berlin, fundado por duas alemãs. O “Original Unverpackt” substitui caixas regulares e sacos plásticos por potes de vidro e propõe o fim das embalagens descartáveis. Cada consumidor pode levar o recipiente em que quer armazenar suas compras, como cestos e bolsas. O supermercado também vende opções de embalagens retornáveis para os clientes despreparados.
No vídeo abaixo, em alemão, é possível conferir a campanha do local:
Original Unverpackt – Der neue Supermarkt from VideoRocket on Vimeo.
Na França, a rede Day by Day, inaugurada em 2013, não para de abrirr novas lojas. A criadora do supermercado, Alice Bigorgne, disse que sua inspiração veio do livro “Lixo Zero”. No local são comercializados mais de 200 itens, de grãos e massa a desodorantes secos.
Além do meio ambiente, o consumidor também sai ganhando nesse modelo de negócio: um produto sem embalagem pode sair muito mais barato em relação ao encontrado em um supermercado comum.
Já que o assunto é eco, vale lembrar que a Freeway trabalha com embalagens recicláveis, com menos pigmentação e adesivos. Pequenas soluções que procuram minimizar o impacto ambiental.
Não seria incrível se mais iniciativas assim chegassem no Brasil?