Conheça os diferentes tipos de algodão e suas características

Você sabe quais tipos de algodão existem? É claro que o conforto é ponto em comum entre todos eles, mas é também interessante conhecer suas propriedades e saber qual a melhor classe para atender sua necessidade.

Tecidos derivados de algodão podem ser luxuosos e ainda servir para fins comuns, pois sua versatilidade é ímpar. O algodoeiro é a planta considerada a mais importante das fibras têxteis, representando mais de 40% da vestimenta da humanidade.  Além disso, a Freeway possui uma coleção de camisetas em algodão que entrega toda qualidade e conforto no tecido. 

Quais são os tipos de algodão e seus benefícios?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltarmos os variados tipos de algodão para que, além de informado, você possa escolher aquele que mais atende suas necessidades. Vamos para alguns exemplos a seguir:

 Algodão Pima

 Na indústria da moda o tipo Pima Peruano é considerado o melhor algodão do mundo. Brilhante e macio, é colhido manualmente pelos trabalhadores do campo em ordem de preservar a qualidade das fibras longas e finas, o que garante a durabilidade do produto final. Para comparação, o comprimento do Pima pode variar entre 38 e 41mm, contra o algodão tradicional que não passa de 31mm. Sendo maior, a fibra do Pima requer menos emendas para fiação, tornando mais forte e resistente a rompimentos. 

Há também a classe de algodão conhecida como Supima. A Supima é o nome de uma organização sem fins lucrativos norte-americana que visa promover o uso do algodão PIMA produzido pelos Estados Unidos. O nome provém da junção de superior e pima, buscando implicar que este algodão seria o mais superior de sua classe. 

Algodão Egípcio

Produzido no Egito e Sudão, vales circundados por desertos, este tipo de algodão se destina a produção de artigos de cama, mesa e peças íntimas de alto valor, pela grande suavidade e durabilidade. Possui fibras brancas extra longas de alta resistência e alto comprimento que variam de 39mm a 42mm. 

 Algodão Upland/Anual

 Originado do México, é o algodão mais utilizado pela indústria têxtil atualmente, sendo plantado em dezenas de países ao redor do mundo, assim como no Brasil. Multifuncional, seu uso contempla a confecção dos mais diversos artigos, com seu plantio menos complexo e a fibra mais curta que varia a quantidades inferiores a 32mm.

Sendo a primeira finalidade da produção de algodão o encaminhamento para a indústria têxtil, há também outras finalidades para esta fibra, como a participação na produção de óleo biodiesel, óleo para a indústria alimentícia, ração de animais, sabão, produtos de higiene e limpeza pessoal.

Uma curiosidade é que fibras mais próximas do caroço na planta de algodão são utilizadas na fabricação do nosso papel moeda, o real brasileiro. Este último é criado para notas compostas por três camadas, sendo a lâmina do meio 100% línter e recebendo as principais medidas de segurança que dificultam a falsificação. 

O Brasil é o 4° maior produtor mundial de algodão e o 2° maior exportador, sendo considerado o maior fornecedor de algodão sustentável do planeta, de acordo com dados da ABRAPA (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) em dados publicados em 2021. 

Em suma, podemos constatar que a fibra de algodão é uma grande riqueza natural, podendo ser utilizada para diversos fins. 

Compre produtos que entregam máxima qualidade em sua composição

Sabemos o quanto é importante a escolha por produtos que correspondem às nossas expectativas em relação a beleza, resistência e durabilidade. Ninguém quer investir em artigos que não entregam qualidade, certo? 

Há três décadas a Freeway trabalha com um processo criativo que caminha junto com boas práticas, tecnologia e inovação. Todos os produtos nascem de um conjunto de ações que mesclam design, comportamento e tendências, quesitos importantes para a criação e fabricação dos artigos da marca. 

Contamos com uma linha de camisetas em algodão supima, oferecendo o extremo conforto característico de nossa marca.

Confira toda a coleção em nosso site oficial, clicando aqui.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0