De cabeça fria: o legado de Bowie

Há 19 dias, uma das maiores lendas do rock deixou familiares, incontáveis fãs, inúmeros admiradores e um legado enorme refletido em artistas da nova e velha geração. Agora, de cabeça fria, fica mais fácil de mostrar para você – sem entristecer – um pouco (ou quase nada) do que David Bowie deixou para o mundo artístico.

Camaleão, dono de uma personalidade única e muito corajoso, o cantor não só construiu uma carreira envolta por muito rock, mas também a direcionou por outras vertentes como pop rock e glam rock. O cantor (e ator) quebrou tabus de preconceito, foi inspiração dos jovens das décadas de 70 e 80 e, ainda, lançou tendências que viraram moda.

Dentro de isso tudo – e muito mais, mas precisaríamos de um livro para escrever 😛 – David Bowie não poderia deixar de ser inspiração para muitos cantores que surgiram e ainda vão surgir.

Já na década de 70, bandas como Nine Inch Nails e The Cure lançaram álbuns com elementos vindos de músicas do Bowie, como o goth rock e o darkwave. Nos anos 80 e 90, Boy George e Marilyn Manson foram totalmente influenciados pelo jeito irreverente de Bowie, tanto por seu estilo quanto comportamento, ambos os quesitos foram primordiais para a composição de personagens e álbuns.

Atualmente, cantoras como Kesha e, principalmente, Lady Gaga formaram suas carreiras baseadas também na de David Bowie. Gaga buscou as raízes do glam rock e do jeito extravagante e irreverente dele, formando uma personagem peculiar e cheia de personalidade.

A influência de David Bowie começou desde o início de sua carreira e se manterá por muitos anos. É difícil não existir um artista de hoje que não pegue para si algo do cantor, porque as vertentes são inúmeras. O legado enorme de David Bowie fará com que ele jamais seja esquecido.

Agora, recomendo que você calce seu Freeway e escute o álbum “Heroes” e curta a leveza de misturar conforto com boa música. 😉

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0