Suplementos: tomar antes ou depois do treino?

Olá, pessoal tudo bem? Hoje vamos falar de assunto que está mais do que na moda. Os suplementos facilitam a rotina de quem pratica atividades intensas e deseja bons resultados no treino.

Mas, para muitos, manter uma boa alimentação é o fundamental para conseguir bons resultados no treino, ou seja, tomar suplementos não é uma condição para alcançar suas metas –é possível conseguir isso só com “comida de verdade”.

E quem pode te ajudar a indicar alimentos para contribuir para bons resultados é o profissional de Nutrição.

Aliás, mesmo se você quiser adotar os suplementos é importante seguir as dicas do nutricionista esportivo.

Confira quando e qual suplemento deve tomar

Confira a função de alguns dos suplementos mais consumidos por atletas e qual o momento mais indicado de consumi-los. Repetimos que que esses produtos só devem ser usados com orientação de um nutricionista.

Suplementos: quando tomar Whey Protein

Essa proteína derivada do soro do leite é rica em aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo nosso corpo), importante para a recuperação pós-treino. Uma das vantagens do whey é que ele tem uma estrutura fácil de ser digerida e absorvida pelo organismo.

Estudos indicam que ingerir Whey Protein após os exercícios ajuda a reduzir os danos musculares e promove o crescimento e definição da musculatura. Mas não há a necessidade de consumir o whey imediatamente após o exercício para obter resultados.

O mais importante é ingerir a quantidade de proteína diária recomendada, que varia de pessoa para pessoa.

Suplementos: quando tomar BCAA

O suplemento oferece basicamente três aminoácidos essenciais para o organismo: leucina, valina e isoleucina. Essas substâncias estão presentes em fontes de proteínas como carne (bovina, suína ou de aves), ovo, peixe e leite derivados (e também no whey).

O suplemento pode ser utilizado no pré-treino (contribui para evitar o catabolismo (perda de massa muscular) ou no pós-treino (ajuda na recuperação e construção dos músculos).

OBS: estudos apontam que a suplementação com BCAA não traz melhores resultados no treino, quando comparado com uma alimentação normal e que forneça a necessidade diária de proteínas.

Suplementos: quando tomar Cafeína

A cafeína estimula o sistema nervoso, aumenta a disposição para malhar e contribui para a oxidação de gordura do corpo. O indicado é consumir o suplemento (ou até mesmo o café) de 15 a 30 minutos antes do treino. Vale lembrar que, em excesso, a cafeína pode causar problema como irritação e insônia.

Suplementos: quando tomar Caseína

Assim como o whey protein, a caseína é uma proteína encontrada no leite. No entanto, sua absorção é mais lenta, o que faz com que liberação dos aminoácidos na corrente sanguínea seja lenta e gradual e, por isso, muitos nutricionistas indicam a caseína antes de dormir, para garantir que a quantidade de aminoácidos se mantenha estável, estimulando a recuperação muscular.

Suplementos: quando tomar Creatina

A substância tem comprovação científica, portanto, vale a pena tomar para melhorar a performance no treino. A Creatina melhora força e velocidade, especialmente em atividades de curta duração e alta intensidade, como a musculação. Ela ainda proporciona mais tolerância ao esforço, pois otimiza o fornecimento e a reposição de energia rápida.

A monohidratada é o tipo mais indicado, pois é mais bem absorvido pelo organismo. Estudos mostram que o efeito da creatina é acumulativo. Então, ela pode ser tomada antes, depois do treino ou até mesmo em qualquer outro momento do dia.

Suplementos: quando tomar Maltodextrina

É um carboidrato complexo e fornece energia para a malhação. É indicado para ser consumido cerca de 30 minutos antes do início do treino e também durante atividades físicas com mais de uma hora de duração, garantido combustível e retardando a fadiga.

Dependendo do objetivo do atleta e intensidade da atividade física, alguns nutricionistas recomendam o suplemento após o treino para repor o estoque de glicogênio muscular e ajudar na recuperação muscular.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0