Bike Anjo: aprendizado e segurança em duas rodas

Anjos sem asas – e sob duas rodas. Não entendeu nada? Trata-se de um projeto voluntário muito bacana, o Bike Anjo, onde ciclistas experientes ensinam as pessoas que querem aprender a usar a bicicleta com segurança. O melhor? É tudo gratuito! Presente em cerca de 200 cidades brasileiras, o projeto já ajudou centenas de pessoas – desde crianças até adultos que nunca tiveram a oportunidade de dar suas pedaladas antes.

Quero aprender! A pessoa interessada em começar a pedalar precisa preencher um formulário no site Bike Anjo. Depois disso, ela é colocada em contato com algum ciclista experiente na sua região, que tem a missão de passar conceitos de segurança, mostrar as rotas mais tranquilas e, é claro, ensinar o básico da utilização da bicicleta. O “atendimento” é individual

Quero ensinar! Quem já é bom na pedalada pode ser um guia para os gafanhotos que estão se iniciando nessa arte. Para isso é preciso 1: saber andar de bicicleta; 2: acreditar que as bikes podem deixar a cidade melhor e 3: ser um reflexo do que são boas maneiras e gentileza no trânsito. Se você concorda com esses pontos, está apto a ser um Bike Anjo e pode se cadastrar no site do projeto.

Vale lembrar que utilizar a bicicleta como meio de transporte, nos deslocamentos do dia a dia, é bem diferente de dar aquelas pedaladas de final de semana, por puro lazer. Atenção sempre!

Você é um ciclista urbano? Vale sempre se lembrar de alguns cuidados para ficar longe de acidentes!

  • Não pedale na contramão
  • O uso de capacete é recomendado
  • Cuidado com portas de carros, que podem ser abertas de repente
  • Comunique-se com os motoristas, sinalizando se for virar, ultrapassar ou esperar
  • Não seja agressivo no trânsito
  • Gentileza sempre
  • Evite avenidas com muito fluxo.
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0