Dia Mundial sem Carro

Setembro está apenas começando, mas está repleto de datas que são dignas de serem mencionadas por aqui – especialmente o dia 22 de setembro: Dia Mundial Sem Carro. Essa data busca lembrar as opções existentes na locomoção urbana, como o transporte coletivo e de seus benefícios no dia a dia das grandes cidades. A proposta é bem legal, já que nos faz ter a consciência do mal que o carro pode fazer ao meio ambiente e abrir a cabeça para, quem sabe, deixar ele na garagem por algum tempo – nem que seja apenas um dia.

Com a evolução da tecnologia acabamos tendo várias alternativas interessantes, que ajudam na preservação e sustentabilidade do planeta. Um dos projetos mais promissores neste quesito são os carros híbridos, que se utilizam de energia elétrica junto com a gasolina e reduzem em até 90% o número da emissão de gases tóxicos (se comparados aos carros normais). Por esta tecnologia ainda estar no começo de sua produção, os carros híbridos ainda têm um custo alto e não são fabricados no Brasil, mas especialistas afirmam que em poucos anos eles se tornarão populares e acessíveis.

Outra alternativa bacana para começar a mudar os seus hábitos pode estar na palma da sua mão. Deixamos a dica de quatro aplicativos, que ajudam você a ter uma maior consciência de sua situação ambiental:

Carbon Footprint Calculator: o aplicativo calcula a partir do seu gasto mensal a quantidade de carbono que você está deixando no planeta. A partir de uma tabela que você mesmo preenche – com dados como a quantidade de quilômetros que o seu carro percorreu e até mesmo a quantidade horas que seu celular ficou carregando – o app te dá o resultado (e também uma dorzinha na consciência caso você tenha emitido muito carbono no planeta).

Go Green: aplicativo que traz dicas de como ajudar a preservar o meio ambiente. O app usa como fonte a agência européia de meio ambiente e dá dicas bem interessantes de como preservar mais em todos os aspectos, principalmente com o carro.

Zaznu: este é o aplicativo que mais tem a ver com o Dia Mundial Sem Carro e não necessariamente prega o abandono do carro na garagem. O Zaznu é um app de caronas, totalmente brasileiro, que te ajuda a achar a melhor alternativa para você que precisa de carona ou está oferecendo uma.

BrasilFlex 2.0: o aplicativo pergunta o modelo e o consumo do seu carro e então o preço do combustível no posto que você abastece e pronto, ele calcula se é melhor você utilizar gasolina ou álcool e ainda dá dicas de como você poderia dirigir melhor e gastando menos.

Baixe os apps e comece a deixar o mundo a seu redor mais saudável!

Se você curte sustentabilidade, lembre sempre de passar aqui no blog – temos várias dicas boas pra você! Até o próximo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0