Não precisa ser apenas na festa de São João. Não precisa ser apenas em shows de banda cover do Nirvana. Não precisa ser apenas para aqueles que fazem o estilo lumbersexual (ainda vamos falar sobre isso aqui no blog Freeway). Se a gente pudesse citar apenas uma peça de roupa que todo homem deveria ter, além de calça jeans e bons calçados Freeway, seria: camisa xadrez.
Versátil, a camisa xadrez pode ser usada em situações informais, como o cineminha de toda quarta-feira, e até mesmo no trabalho, prestando atenção nas cores e complementos do seu look. Para quem não quer arriscar, o combo certeiro é aquele que traz a camisa xadrez combinada com a calça jeans. Não tem como errar, amigo.
Vai usar uma camisa xadrez no casamento do seu amigo? Certo, vai na fé. Mas tome cuidado para que a gravata não tenha o mesmo padrão. Usar uma cor sólida é a solução mais segura para você não virar uma ilusão de ótica em forma de pessoa.
Aberta ou fechada? Tanto faz! Você pode usar a camisa xadrez aberta, por cima de uma camiseta sem estampas. Fica bem bacana. Pode enrolar as mangas também – dica ótima para esses dias de calor senegalês.
A dica sobre inverno e verão é até meio boba, mas sempre é bom lembrar: inverno combina com cores escuras e tecidos mais pesados. Verão combina com cores claras e tecidos leves. Copiou? 😉 No inverno você ainda pode usar a camisa xadrez por baixo de jaquetas, suéteres e cardigans.
Por ser uma peça assim despojada, a camisa xadrez não combina com sapatos sociais. Deixe esses para um casamento pomposo, combinado de terno e gravata (e brilhantina no cabelo. Ok, melhor não). Para usar com a camisa, aposte em um calçado da linha Casual da Freeway – ou até nos estilosos Siders, para um visual mais moderninho.
Você pode ir mais além nesse universo xadrez: sabia que existem diferentes padronagens nessa estampa? Cada uma tem um nome e um estilo: tartã, madras, vichy… Mas isso fica para um próximo post. Até lá!