Diferença entre Mocassim e Sider — Tudo que Você Precisa Saber Sobre os Dois Modelos

E aí, pessoal, tudo bem? Quando se trata de modelos de calçados masculinos casuais, é comum que muitas pessoas acreditem que eles são todos iguais. Porém, existem vários detalhes que deixam clara a diferença entre mocassim e sider — desde a forma de confecção à história de criação.

Se você quer entender melhor quais são as características que tornam cada um desses tipos de sapato único, veja só as informações que a Calçados Freeway selecionou para te ajudar!

Entenda a diferença entre mocassim e sider

Apesar de serem similares, é importante saber a diferença entre mocassim e sider. Clássicos e perfeitos para ocasiões nas quais o homem quer parecer mais descontraído, porém ainda prefere manter certa formalidade, esses calçados se adequam a diversas combinações de roupas. 

Conheça as características de cada um para não se confundir na hora de fazer a compra dos seus sapatos!

Mocassim

Esse é o sapato que originou as demais variações e tem uma história bastante peculiar. Foi criado entre os séculos 16 e 17 pelos indígenas norte-americanos, que usavam couro de animais costurado em formato de U para proteger os pés. Inclusive, o nome deriva do termo “makasin”, usado para “sapato” no idioma ameríndio algonquino.

Essa característica foi preservada até hoje, de modo que o aspecto que melhor define o mocassim é a costura aparente que contorna o formato do calçado. Geralmente não tem nenhum enfeite, mas existem modelos que aplicam fivelas e cadarços por cima.

Bastante versátil, existem vários looks que combinam com mocassim, que vão desde os mais sociais a bermudas de verão.

Sider

Criado em 1947 pelo designer Paul Sperry, esse modelo se inspira no estilo de calçados de marinheiro. A principal diferença que você poderá encontrar entre mocassim e sider é que a influência náutica deixa essa versão mais descontraída e apropriada para eventos mais casuais.

Além disso, o também chamado de dockside tem uma característica aparente que causa essa distinção: o cadarço. Ele dá a volta em torno do sapato para poder ajustar o encaixe no pé com perfeição e evitar que fique solto.

Quanto aos detalhes não tão simples de serem encontrados para comparar está o solado. No sider, ele costuma ser um pouco mais espesso que nos mocassins tradicionais.

Gostou de saber a diferença entre mocassim e sider? Então continue lendo mais artigos como este no blog da Freeway!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0