Sustentabilidade: homem planta árvores há 10 anos na zona leste de São Paulo

Sustentabilidade – e aí, pessoal, tudo bem? A Freeway tem um carinho muito especial com questões ligadas ao tema sustentável. Tanto é que vez ou outra apresentamos projetos, inclusive os nossos nessa editoria que mantemos aqui no blog.

Pois bem, uma história nos chamou a atenção. A do Hélio da Silva – o plantador de árvores -, um aposentado morador da capital paulista que vem plantando mudas de árvores há dez anos na região do parque linear Tiquatira, na Penha, zona leste.

Segundo o aposentado, ele já plantou 27.882 mudas de árvores de 150 espécies diferentes, a maioria nativa da mata atlântica. No ano 2019 já foram plantadas 1.624.

Quanto ele ganha para fazer isso? Nada. Aliás, ele já chegou a gastar R$ 2.000 por mês com mudas e adubo.

“Algumas pessoas acham que sou funcionário da prefeitura”, afirmou em entrevista para o site Razão Para acreditar.

Sustentabilidade: herança para os filhos e netos

Hélio sabe a importância do meio ambiente um de seus objetivos além de plantar, é podar as mudas para que elas cresçam fortes. “Essa é minha herança que deixo para os meus três filhos, para os netos e para a cidade. São Paulo me deu tudo. Estou só retribuindo.”

Mas nem tudo é um “mar de rosas”. Sua mulher ficava brava e dizia que ele ia fazer tudo e quem levaria a seriam vereadores. O casal teve algumas discussões devido a isso. Outra briga foi com os comerciantes da região, pois a vegetação começou a tapar a visão das lojas da avenida Carvalho Pinto. As primeiras 500 mudas foram destruídas. “De cada dez que eu plantava, arrancavam oito.”

Após quatro anos e 5.000 árvores, a prefeitura transformou, em 2007, o Tiquatira no primeiro parque linear (ao longo de rios) da cidade e lá instalou banheiros e equipamentos de lazer.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0