28 de novembro de 2013: Franca comemora 189 anos

28 de novembro de 2013: Franca comemora 189 anos

Franca comemora no próximo dia 28 de novembro 189 anos. A Freeway tem orgulho de fazer parte dessa história, que começou em 1989. Franca é a maior produtora de calçados do Brasil e da América Latina, possuindo mais de 1000 indústrias de grande e médio porte. Em 1820 Franca já possuía 14 sapateiros. Começava a nascer o que é hoje um dos mais respeitados parques calçadistas do país. Mas foi em 1850, a partir da pecuária e da cafeicultura, que começou o aparecimento, direto e indiretamente, das primeiras fábricas de calçados da região.

E Franca-SP está para a produção de calçados, assim como Minas Gerais está para o pão de queijo. Por esse Brasil afora (e até no exterior ) dificilmente alguém deixa de fazer essa “ligação”. Nas rodas de conversa, quando alguém diz: “Moro em Franca”, a resposta é praticamente imediata: – É onde se fabricam calçados ou então o slogan “a capital do calçado”, certo?

É isso mesmo. A qualidade dos profissionais e dos sapatos produzidos na cidade é de longa data. E um pedido apresentado pelo Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) em novembro de 2010 e aprovado em 2012, tornou Franca, oficialmente, como a capital nacional do calçado masculino de couro.

Selo de procedência dos Sapatos de Franca

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou em março de 2013 o registro de indicação de procedência dos calçados fabricados na cidade. O selo de origem é uma forma de valorizar e proteger os produtos feitos em Franca. Segundo ele, o registro de procedência é uma conquista importante e será um diferencial para melhorar a competitividade das empresas locais. “O calçado de Franca é sinônimo de qualidade, e este será o desafio a partir de agora: se fixar no nicho da qualidade”.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0