Como é o processamento do couro usado no seu Freeway?

Processamento do Couro – O post de hoje é para você que não tem a mínima ideia de como funciona o processamento do couro que é utilizado no seu calçado Freeway.

Matéria-prima que funciona como um elemento vital de todo projeto industrial do ramo calçadista – e, claro, personagem nobre do processo criativo/produtivo na Freeway –, o couro é como uma espécie de segunda pele, protegendo os pés de uma maneira singular, a ponto de, ao longo da história, ter adquirido um status de ‘material completo’, basicamente insubstituível.

“Antes, era visto como um dos grandes vilões do meio ambiente em razão do processo de curtimento um tanto agressivo, mas as tecnologias de preparação desenvolvidas nas últimas décadas transformaram radicalmente o cenário, hoje mais adequado aos valores que a própria Freeway defende”, explica Jânio Machado (na foto em destaque), Diretor da Freeway.

Como é o processamento do couro

Abaixo um passo a passo bem simples para você compreender como é o processamento do couro é produzido o seu sapato Freeway.

Curtimento do couro

Este é o 1º processo de transformação do couro. É feita a retirada dos pelos e o curtimento da pele.

Molhagem do couro

O couro é batido no fulão com água por alguns minutos para amaciar.

Divisão do couro

A pele passa por uma máquina de divisão, que a nivela na espessura desejada.

Recurtimento do couro

O couro vai novamente para o fulão, onde é batido por mais algumas horas junto com os produtos que determinarão as características e a coloração base do couro.

Secagem do couro

Terminado o processo de recurtimento, o couro passa por uma secadora, depois uma prensa a vácuo e é pendurado em varais até que o seu nível de umidade chegue aos 20%.

Tingimento do couro

O couro é pigmentado de acordo com a sua cor. Nessa etapa também são aplicados produtos de acordo com as características de cara couro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0