Dia do Folclore Brasileiro | Curiosidades, lendas e músicas do Folclore

Dia do Folclore brasileiro – Dia 22 de agosto é a data escolhida para comemorar o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros.

No post de hoje vamos apresentar algumas curiosidades do Folclore Brasileiro, bem como suas principais lendas, músicas e outros detalhes da tradição e crenças brasileiras.

Além das músicas e das lendas tem festas como Reisado; Festas juninas e julinas; Procissão Marítima de São Pedro; Festa de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém; Boi-bumbá, entre outras.

Já em relação às danças temos: Maracatu; Umbigada; Tambor de Crioula; Jongo; Pau de Fitas; entre outras.

Origem da palavra Folclore

O termo folclore é um neologismo criado pelo britânico William John Thoms (1803-1885) das palavras inglesas folk (povo) e lore (conhecimento).

Portanto, o significado literal FOLCLORE é “conhecimento do povo” ou “aquilo que o povo faz”.

O FOLCLORE BRASILEIRO

A cultura brasileiro está na base que forma o povo do brasil, ou seja, os índio, os portugueses, os diversos povos africanos que foram trazidos como escravos.

Não podemos esquecer também dos inúmeros imigrantes alemães, italianos, japoneses que vieram para o país.

Lendas do Folclore Brasileiro

Essa mistura de povos na base do Brasil faz com que o folclore brasileiro seja uma fonte inesgotável de inspiração.

Portanto, há inúmeras lendas: Mula-sem-cabeça; Bicho-papão; Diabinho da Garrafa; Boto cor de Rosa; Vitória-Régia; Lobisomem; Cuca; Iara; entre outras.

Separamos quatro lendas do nosso folclore que certamente fez parte dos contos da sua infância.

Lendas do Folclore Brasileiro: SACI

O saci é uma das figuras proeminentes do folclore no Brasil. Grande parte de sua fama tem por traz o Sitio do Pica-pau amarelo. Aliás, dia 31 de outubro é celebrado o Dia do Saci. A data foi criada em 2005 com o intuito de valorizar o folclore nacional por meio de suas lendas nacionais. O saci surge na obra infantil de Lobato no ano de 1921, no livro O Saci. Na história, Pedrinho, que “só pensava em sacis”, consegue capturar o duente com quem no meio da mata trava um diálogo filosófico sobre a vida.

Lendas do Folclore Brasileiro: BOITATÁ

A lenda do Boitatá é de origem indígena e na língua Tupi-Guarani, significa cobra (boi) de fogo (tata). Dependendo da região do Brasil, o nome do personagem pode variar: Baitatá, Biatatá, Bitatá e Batatão.

A lenda do Boitatá encontra-se num texto do século XVI do Padre Jesuíta José de Anchieta, que baseou-se nos relatos dos indígenas para compor seu texto.

É um personagem folclórico como serpente de fogo, que protege os animais e as matas de pessoas más e, principalmente, que realizam queimadas.

Lendas do Folclore no Brasil: Negrinho do Pastoreio

O Negrinho do Pastoreio é uma lenda do folclore brasileiro surgida no Rio Grande do Sul. De origem africana, surgiu no século XIX, período em que ainda havia escravidão no Brasil e retrata muito bem a violência e injustiça impostas aos escravos. O Negrinho do Pastoreio é considerado como o protetor das pessoas que perdem algo.

Lendas do Folclore Brasileiro – Curupira

Outra lenda bem conhecida é a do curupira, um anão forte e ágil de cabelos ruivos que protege as florestas e vive fazendo travessuras.

Uma das principais características do curupira é possuir pés virados para trás, que serviria para enganar alguém que pretenda segui-lo conferindo suas pegadas.

Quatro Canções do Folclore Brasileiro

Assim como as lendas também é vasta quantidade de canções folclóricas. Separamos quatro que em algum momento foram cantadas por sua mãe ou avós ou na escola.

Canções do Folclore Brasileiro – Caranguejo não é peixe

Canções do Folclore Brasileiro – Peixe-vivo

Canções do Folclore Brasileiro – O cravo e a rosa

Canções do Folclore Brasileiro – Cai-cai Balão

Atividades escolares para o Dia do Folclore

Separamos algumas atividades para serem realizadas com os alunos em comemoração ao Dia do Folclore e que ajudam as crianças a aprenderem mais sobre a cultura e as tradições típicas do nosso país.

Ler lendas do folclore brasileiro em sala de aula;
Apresentação de Teatro, musical ou danças folclóricas;
Reescrever um conto folclórico;
Ensinar de maneira lúdica sobre a história do folclore para a sociedade;

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 90