Qual o melhor esporte de acordo com a sua idade?

Qual o melhor esporte de acordo com a sua idade? Olá, pessoal, tudo bem? Ano novo, vida nova, não é? Uma das coisas mais prometidas, depois do regime, é iniciar uma prática esportiva para cuidar do corpo e da saúde.

Os efeitos benéficos que o esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados. Mas qual seria o melhor esporte de acordo com a sua idade? Que atividade física você deve fazer?

Muitos podem justificar que a capacidade física não é a mesma aos 20, aos 40 anos ou mais, mas isso não significa que devamos deixar os exercícios de lado. O ideal é escolher o mais adequado para a sua idade e condicionamento físico.

Qual então é o melhor esporte de acordo com a idade?

Você sabia que a atividade física pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e ajudar a combater diabetes do tipo 2? Você sabia que a atividade física aumenta o nível de endorfinas em nosso corpo e que isso impacta no nosso ânimo e na nossa autoestima?

A professora de fisioterapia Julie Broderick, do Trinity College de Dublin, na Irlanda, elenca em um artigo no The Conversation, publicação on-line aberta sobre discussões acadêmicas, quais tipos de esporte são mais adequados de acordo com cada fase da vida.

Confira abaixo as recomendações gerais apresentadas no estudo de Julie Broderick.

Atividade física na infância

Natação, esportes com bola, judô e atividades físicas não programadas ao ar livre, como brincar no parque ou no quintal.

Atividade física na adolescência

O ideal são as atividades em equipe, que os mantém motivados, ampliando seu círculo social e desenvolvendo a disciplina. Mas a natação e o atletismo podem ajudar muito a manter a forma.

Atividade física aos 20 anos

Idade ideal para obter o máximo rendimento de sua capacidade física. Tipos de esporte indicados: rugby, remo ou musculação na academia. Faça treinos variados e tente combinar o trabalho aeróbico, anaeróbico e de resistência.

Atividade física aos 30 anos

Treinos curtos de alta intensidade (conhecidos como HIIT, na sigla em inglês) fazendo sprints, em bicicleta, correndo ou reduzindo os tempos de descanso ao fazer circuitos de resistência.

Para as mulheres, especialmente depois de ter filhos, é recomendável fazer exercícios de Kegel para fortalecer os músculos do assoalho pélvico.

Faça mudanças na rotina para manter os treinos interessantes para não cair na rotina.

Atividade física aos 40 anos

Inclua mais exercícios de força feitos com halteres nos treinos para, depois, apostar nas máquinas de musculação. Essa é também boa fase para começar a correr, o que ajuda o coração. E, ao acrescentar pilates, é possível fortalecer as costas, que podem começar a apresentar sinais de problema.

Atividade física aos 50 anos

Inclua em sua atividade física semanal duas sessões focadas em resistência para manter a massa muscular. E, ainda, realizar exercícios cardiovasculares como caminhar ou correr, usando pesos para tornozelos, ou mesmo algo completamente diferente, como tai chi chuan e ioga, que trabalham o equilíbrio.

Atividade física aos 60 anos

Opte por danças de salão e exercícios leves de força e flexibilidade, uma ou duas vezes por semana, que não tenham tanto impacto nas articulações. A hidroginástica é uma opção ideal, já que seu impacto é mínimo e trabalha os músculos com a resistência da água. Não se deve esquecer, ainda, do exercício cardiovascular, que pode ser, por exemplo, uma caminhada de ritmo leve.

Atividade física aos 70 anos

Vale caminhar e incluir algum exercício de força na semana, mas sempre sob orientação médica.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0