Como fazer Brigadeiro: três versões que você vai amar

Como fazer brigadeiro: E pessoal, tudo bem? Hoje estamos deixando o post mais doce, afinal, quem é que não curte um brigadeiro? Clique para ler nossos posts sobre gastronomia?

Aliás, o brigadeiro é o doce mais popular do Brasil. Não é por menos que no dia 10 de setembro comemora-se o Dia do Brigadeiro.

Reza a lenda que a receita foi criada durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, ou seja, tem política até na gastronomia, candidato da UDN em 1946. Teria surgido como uma forma de abastecer as festas e encontros com correligionários e cabos eleitorais do candidato.

O blog apresenta receitas de brigadeiros da chef Morena Leite nos sabores chocolate, castanha do Pará e Capim Santo, esse último, por exemplo, leva o nome do restaurante da chef.

A gente sabe que é muito comum fazer brigadeiro em casa, mas os da Morena Leite são, digamos, mais elaborados, mais sofisticados.

Por exemplo: nos de chocolate e castanha do Pará, a chef usa creme de leite fresco e também usa azeite de castanha do Pará ao invés de manteiga.

Como fazer brigadeiro – receitas da chef Morena Leite

Brigadeiro de Chocolate

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 colheres de cacau em pó / ou 50g de chocolate meio amargo em barra
1 colher de sopa de azeite de castanha do Pará / ou de manteiga sem sal (mas também é possível fazer sem estes ingredientes)
50ml de creme de leite fresco

Modo de preparo
Em uma panela em fogo baixo, dissolver o chocolate em pó (ou derreter o em barra) com creme de leite. Juntar o leite condensado e mexer em fogo brando até engrossar e soltar do fundo da panela.

Brigadeiro de Castanha do Pará

Ingredientes
1 lata de leite condensado
100g de castanha do Pará triturada
1 colher de azeite de castanha do Pará
50ml de creme de leite fresco

Modo de preparo
Numa panela, levar todos os ingredientes em fogo baixo e mexer sempre em fogo baixo até engrossar e dar ponto de brigadeiro.

Brigadeiro de Capim Santo

Ingredientes
200 gramas de capim-santo
200 mililitros de leite
1 lata de leite condensado

Modo de preparo
Bata o capim-santo com o leite no liquidificador e passe por uma peneira para coar. Transfira para uma panela, junte o leite condensado e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar, até soltar do fundo da panela.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0