Como lidar com a ansiedade e a depressão: dicas de especialistas

Como lidar com a ansiedade e a depressão – Olá, pessoal, tudo bem? O post de hoje é sobre saúde, algo que a gente sempre falar por aqui, afinal, precisamos cuidar da nossa saúde físical mental e espiritual.

Você sabia que informações sobre ansiedade e depressão baterem recorde de pesquisa no Google? Isso porque o medo, a solidão, o isolamento e as incertezas trazidas pela pandemia (Covid-19) tendem a gerar ansiedade e até depressão.

O medo de contrair a doença ou de transmiti-la para familiares do grupo de risco, por exemplo, gera ansiedade.

“A diminuição do contato presencial e dos vínculos, impactos econômicos, sobretudo para os que já tinham menos recursos, e a exposição excessiva a notícias sobre coronavírus aumentam o sofrimento mental”, disse Ives Cavalcante Passos, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em entrevista para o Jornal Estado de São Paulo.

Mas como lidar, por exemplo, com ansiedade e a depressão durante esse período tão complexo que estamos vivendo? Veja o que alguns especialistas dizem.

Dicas de especialistas de como lidar com a ansiedade e a depressão

  • Quando os sintomas – medo, tristeza e afins – ocupam a maior parte do tempo e são acompanhados de outros sinais, como alterações no apetite, falta de sono ou muito sono e falta de energia, é necessário, claro, sempre consultar com um profissional.
  • Estabeleça horário para dormir. Que tal uma hora antes, desligar computador, celular e TV, para “fugir” de situações que provoquem estresse?
  • Definir horários também para as refeições, de preferência por alimentos com valor nutricional.
  • Faça pausas de relaxamento de 2 a 3 vezes por dia. Cinco minutos para um exercício de respiração ajuda a oxigenar o cérebro e baixar o estresse no corpo.
  • Faça atividade física. Há apps que indicam exercícios rápidos e de baixa intensidade para fazer em casa. Ioga e meditação também ajudam.
  • Por fim, que tal praticar algumas técnicas de Mindfulness? Não sabe o que é e como fazer? Clique aqui.
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0