A história do Biquíni no Brasil e no mundo | Vídeo raro do Fantástico

A História do Biquíni: E aí, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar de uma história que encanta homens e mulheres. O verão está aí e as mulheres amam usar. Os homens, claro, adoram que elas usem.

Numa pesquisa na internet achamos um vídeo antigo, do programa Fantástico, com uma matéria exibida em 1986 que conta a historia do biquíni no Brasil e no mundo em que gostaríamos de compartilhar com você abaixo.

Aqui no Brasil, o biquíni ganhou popularidade entre os anos 60 e 70. Você sabia que Jânio Quadros, então presidente do Brasil, resolveu proibir o uso do Biquíni no país? “O quê ninguém sabe é que eu atendi um abaixo assinado de milhares de damas de São Paulo”, disse na ocasião.

A primeira mulher a desfilar de biquíni foi a bailarina francesa Micheline Bernardini, em 5 de julho de 1946.

Como foi criado o biquíni?

A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: primeiro, em 1946, Jacques Heim apresentou o “átomo” como “o menor maiô do mundo”; três semanas depois, em 5 de julho de 1946, Louis Réard mostrou o “bikini, menor que o menor maiô do mundo” e ficou com a fama de criador da peça.

Onde foi criado o biquíni?

Considerado uma das invenções mais importantes do século 20, depois da bomba atômica, o biquíni foi inventado na FRANÇA por um estilista francês, chamado Louis Réard. O primeiro traje de banho do mundo foi criado em 1946 e causou um escândalo, sendo até condenado pelas autoridades religiosas e proibido em muitos países.

Qual é a origem do biquíni?

A origem é francesa e foi em maio de 1946 por Louis Réard – um engenheiro automotivo francês, que na época administrava a loja de lingerie da mãe em Paris – apresentou duas peças pequenas de roupa, promovendo-a como “o menor maiô do mundo”.

Quando o Biquíni chegou no Brasil?

A peça se popularizou no litoral brasileiro pelo corpo da alemã Miriam Etz, que usou a peça pela primeira vez nas praias cariocas, em 1948, acredita? Sim, uma alemã. Foi a primeira vez que um traje de banho que deixava o umbigo à mostra foi usado por aqui.

Em 1948, Miriam Etz confeccionou baseada na roupa de praia que tinha sido lançada na França em 1946 e fazendo uso da novidade foi a Praia do Arpoador, o que chamou a atenção dos banhistas e por esta fato, é considerada a pioneira no Brasil com o biquíni

Mas conta-se também que a pioneira em usar um biquíni no Brasil foi Patrícia Lins e Silva, conforme consta na reportagem do Fantástico.

Biquíni: A garota de Ipanema

Nos anos 60, a belíssima Helô Pinheiro democratizou de vez o uso do biquíni. Ícone da história da moda praia, Helô desfilou os mais diferentes biquínis pelos calçadões cariocas.

Uma grávida de biquíni

A atriz brasileira Leila Diniz também não pode ficar de fora na história do biquíni, principalmente no Brasil. Ela polemizou ao posar grávida com a peça – que ainda era uma novidade and uma ousadia por aqui. A imagem virou um dos símbolos do feminismo brasileiro nos anos 60 e 70.

A origem do biquíni fio dental

A modelo brasileira Magda Cotrofe foi a precursora do biquíni fio dental nas praias cariocas nos anos 80. A peça ficou tão famosa quanto sua primeira usuária e a modelo foi capa da playboy por três vezes, sendo que a última com um vestido de noiva revistas masculinas durante toda a década.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0