Você é daquelas pessoas que abre o guarda-roupa mas sempre acha que não tem nada pra usar? E, lá no fundo, acaba usando sempre as mesmas peças? Você deveria experimentar montar um armário-cápsula. Nunca ouviu falar nisso? Sem problemas. Continua lendo o post que vamos explicar direitinho.
Não, não tem a ver com colocar suas coisas em um armário diferente, ou mesmo em cápsulas, como o nome pode até sugerir. A ideia é você separar um número limitado de peças e usar elas, fazendo diferentes combinações, durante um período estimado de tempo – geralmente 2 meses ou até uma estação inteira. É um desafio – e também um jeito novo de encarar o consumo.
Acha que isso é novidade? Que nada. Esse termo surgiu lá na década de 1970, quando a estilista Susie Faux propôs um armário com poucos itens, misturando peças clássicas com outras atuais. Agora o assunto ganhou os principais portais de moda do mundo, e muitas blogueiras encararam a proposta de montar seus armários-cápsula.
O primeiro passo é você dar um pouco de atenção ao que você tem no guarda-roupa. É hora de ser realista: você realmente usa tudo que tem ali? Não fique guardando peças porque acha que vai perder peso ou porque acha que um dia vai ter oportunidade de usar. Doe ou venda as peças que você não usa a mais de um ano.
Não se preocupe: esse desapego é gradativo. Não é de uma hora para outra que você vai reduzir seu guarda-roupa a um número limitado de peças. O processo todo exige paciência e reflexão. Imagine só, resumir uma vida toda de consumo em no máximo 40 peças? :O
A ideia é que você aprenda a combinar melhor suas roupas e diminua o consumo exagerado – e muitas vezes sem necessidade. Se você tem o costume de comprar por impulso, o armário-cápsula pode ser uma ótima forma de você mudar esse hábito.
Você pode ler mais sobre o assunto aqui.
E não deixe faltar calçados Freeway no seu armário cápsula. Além do conforto, eles são versáteis e combinarão com várias de suas produções!
Até a próxima.