Cervejas artesanais: conheça as melhores e como fazer a sua

Cervejas artesanais: o mercado das cervejas artesanais está borbulhando. Para se ter uma ideia, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em dezembro de 2016, havia um total de 522 cervejarias no Brasil.

A maior parte destas cervejarias ainda está localizada no eixo Sul-Sudeste, com mais de 90% de concentração de mercado. Segundo artigo publicado no Jornal O Globo por Carlo Enrico Bressiani, diretor Geral Escola Superior de Cerveja e Malte e Faculdade Épica, há a possibilidade de entrada de pequenas cervejarias no regime tributário do Simples Nacional a partir de 2018 e a crescente profissionalização dos trabalhadores e empreendedores do setor.

Concurso Brasileiro de Cervejas 2017

No início do ano, em Blumenau, ocorreu a maior competição cervejeira do Brasi, o Concurso Brasileiro de Cervejas 2017. Foi a quinta edição do Concurso que contou com 1469 amostras de cervejas, enviadas por microcervejarias de todas as regiões do Brasil, competindo em 135 categorias.

Neste ano, o Rio Grande do Sul se destacou dos demais estados, com 58 medalhas conquistadas no total. Na sequência vem o estado-sede da competição, Santa Catarina, com 51 medalhas, e o Paraná em terceiro, com 47. Mas apesar da concentração de medalhas na região Sul, várias microcervejarias de outras regiões fizeram bonito e levaram medalhas para cidades como Recife/PE, Belém/PA e Nova Mutum/MT.

Como fazer cervejas artesanais

Há muitos vídeos por aí ensinando a fazer cerveja caseira. Não é fácil, no entanto, encontrar um que seja simples e objetivo. Todos acabam deixando algum tipo de dúvida. Encontramos esse que é uma maneira mais simple e objetiva para fazer cerveja artesanal em casa.

No vídeo acima os caras fizeram uma lager, utilizando a receita da Mosh Beer . Nesse outro link você pode conferir quais os equipamentos eles utilizaram: https://youtu.be/D1LpV8ef4CU?t=66

Eles mantem um canal no Youtube, o TV Brejada, que é um espaço para difusão da cultura cervejeira em todos os sentidos, como analises, cobertura de eventos, entrevistas exclusivas e tudo que é pertinente a este meio.

As melhores cervejas artesanais do Brasil

A lista foi publicada em edição especial da revista de gastronomia Prazeres da Mesa e foi criada a partir da avaliação de um júri composto por especialistas, incluindo os responsáveis pelo site All Beers, que examinaram os melhores rótulos no período de 2014/2015.

Morada Hop Arabica

Estilo: American Pale Ale
Teor alcoólico: 5%
Cor: Cobre
Harmonização: Essa cerveja feita com café harmoniza com carnes grelhadas ou feitas na brasa, incluindo hambúrguer. Também vai bem com molho barbecue, queijos cremosos, pato confitado, cassoulet e feijoada com carne de porco.

Colorado Ithaca

Estilo: Imperial Stout
Teor alcoólico: 10,5%
Cor: Café
Harmonização: A Ithaca é feita com malte, lúpulo e rapadura queimada e, por isso, combina com carnes de caça, queijos duros maturados, presunto cru e doces caramelizados, como crème brûlée e pudim de leite.

Morada Double Vienna

Estilo: Vienna Lager
Teor alcoólico: 7,6%
Cor: Âmbar
Harmonização: Combina bastante com aperitivos, como amendoim, batata frita e castanha de caju. O sabor também vai bem com casquinha de siri, acarajé, vatapá e peixe frito. Carnes como salsicha, frango, churrasco, lombo suíno e hambúrguer também harmonizam com a bebida, assim como queijos frescal e cheddar, e saladas.

Tupiniquim Polimango

Estilo: Imperial IPA
Teor alcoólico: 9,5%
Cor: Âmbar
Harmonização: Feita com a colaboração da cervejaria sueca Omnipollo, a Tupiniquim Polimango leva farinha de polenta e frutas cítricas e aromáticas em sua fórmula, combinando com pratos com curry, chutney de manga e tomate, e carpaccio de salmão com manga.

Bodebrown Cacau IPA

Estilo: American IPA
Teor alcoólico: 6,1%
Cor: Cobre
Harmonização: Feita em parceria com a cervejaria americana Stone Brewing, a Bodebrown Cacau IPA traz cacau em sua receita (como o nome indica) e combina com bolo de cenoura com calda de chocolate.

Schornstein IPA

Estilo: American IPA
Teor alcoólico: 6,8%
Cor: Âmbar
Harmonização: Combina com carne de sol de bode, carne de cordeiro e vaca atolada.

Bierland Vienna

Estilo: Vienna Lager
Teor alcoólico: 5,4%
Cor: Âmbar
Harmonização: Com sabor amargo e refrescante, essa cerveja harmoniza com churrasco, principalmente frango, linguiça, queijo coalho e coração de galinha.

Eisenbahn 5

Estilo: Vienna Lager
Teor alcoólico: 5,4%
Cor: Âmbar
Harmonização: Vai bem com aperitivos, como amendoim, batata frita e castanha de caju. O sabor também vai bem com casquinha de siri, acarajé, vatapá e peixe frito. Carnes como salsicha, frango, churrasco, lombo suíno e hambúrguer também harmonizam com a bebida, assim como queijos frescal e cheddar, e saladas.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0