O que é sustentabilidade e o que a Freeway pensa sobre o assunto?

O que é sustentabilidade? Antes de responder a essa pergunta alguns números sobre o que a população brasileira pensa sobre desmatamento, mudanças climáticas e problemas ambientais.

Numa pesquisa realizada pelo IBOPE com 2.002 pessoas acima de 16 anos, e de todas as regiões do Brasil, 94% dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente. Dos entrevistados, 44% afirmaram que a proteção ao meio ambiente deve ter prioridade sobre o crescimento econômico. Mais: 40% acreditam que é possível conciliar proteção ambiental e crescimento econômico e 52% dizem estar dispostos a pagar mais por um produto ambientalmente correto.

Sustentabilidade e consumo

Entre outros dados, a pesquisa aponta também que 18% modificaram seus hábitos de consumo em defesa da sustentabilidade, preferindo produtos ecologicamente corretos e orgânicos.

Em relação à coleta seletiva, mais da metade das pessoas entrevistadas (59%) diz separar o lixo para reciclagem, prática considerada muito importante para o meio ambiente por 67%.

Afinal, o que é SUSTENTABILIDADE?

Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país.

Vamos à reposta do título desta postagem; O que é sustentabilidade?

Muita gente relaciona o nome apenas a questão ambiental, mas o termo se correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da ONU, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades“. Recentemente, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, discorreu sobre os sete pilares da sustentabilidade.

O que a Freeway pensa sobre O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Este é o grande paradoxo dos “tempos modernos”, e é aqui que se define o termo “Sustentabilidade”. A atividade humana versus a capacidade do Planeta de absorver os impactos de suas engenhosidades. “Tempos desafiadores pedem atuações modernas. Essa deve ser a visão empresarial dos nossos tempos. Visão de inserção planetária, onde a “saúde” dos negócios não pode ser mais medida apenas pelo lucro financeiro ou valorização acionária; e sim pela atividade solidária com o meio e comprometimento futuro”, explica Jânio Machado Rodrigues Silva, Diretor Presidente da Freeway Footwear.

Freeway: Captação de água para sistema de irrigação

A fábrica tem um processo para a captação de água da chuva para o sistema de irrigação das plantas e dos jardins, que é todo computadorizado. Existe um sensor que avisa quando os 20 cm de água na terra começa a baixar. Aí é a hora de o mecanismo acionar o programa de irrigação automatizado do jardim.

Criado em 2012, o sistema Hídrico de captação, com capacidade de armazenamento de até 1 milhão de litros totais, geram economias de até 6 milhões de metros cúbicos de água por ano.

Esse projeto foi inscrito na categoria SISTEMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E HÍDRICA  no Prêmio GreenBest 2012. O GreenBest foi o primeiro prêmio de consumo e iniciativas sustentáveis com abrangência nacional e que elege os vencedores de diversas áreas e setores que investem na sustentabilidade por meio de votação popular.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0