Check-up: cinco exames para o homem fazer no começo do ano

Check-up  – E aí, pessoal! Tudo certo com vocês? Mais um ano se iniciou e temos algumas dicas para você.  Você já pensou em fazer alguns examines pra verificar se está tudo bem com a sua saúde?

Nós sabemos muito bem que ir ao médico não é um bom assunto para homens. Ainda assim, pensando na sua saúde resolvemos escrever esse post.

A grande pergunta é:  quais são os exames que o homem deve fazer? São muitos – e tudo depende da idade e da genética/hereditariedade, mas a gente separou os cinco mais importantes para o seu check-up anual.

Quais são os cinco exames que o homem deve fazer no check-up?

Confira a listinha de exames que preparamos, pois é muito importante fazer um check up periodicamente ou exames de rotina.

1) Hemograma completo

Um médico generalista, caso você não tenha um de sua confiança, poderá solicitar um “Hemograma completo”, que é um exame de sangue para avaliar sua saúde de maneira geral e identificar possíveis desordens, como anemia, infecções e leucemia. O teste identifica diversos componentes do sangue e mostra se estão em níveis normais, como: Glóbulos vermelhos, células que carregam oxigênio.

2) Eletrocardiograma

Esse exame pode ser solicitado pelo seu cardiologista  e possibilita a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração.

3) Exames de fezes e urina

O exame parasitológico de fezes (EPF) tem como objetivo analisar o material fecal do paciente. Por meio desse exame é possível avaliar a presença de micro-organismos nas fezes de um paciente, definindo possíveis bactérias.Já o  exame de urina detecta a presença de germes. Esse exame fornece informações sobre tais germes de forma que é possível indicar antibióticos para o tratamento e se estes germes são ou não resistentes a tais antibióticos.

4) Ultrassonografia

A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis, permitindo a diferenciação de entre órgãos e outras estruturas, lesões, tumores, tecidos anômalos, além de verificar o funcionamento de válvulas cardíacas. Com o exame de ultrassom é possível ainda verificar as condições do fígado, do pâncreas, vesícula, rins entre outros órgãos da região do abdômen.

5) Dermatologista

Embora tenha as maiores chances de cura se descoberto precocemente, o câncer de pele matou 3.316 brasileiros somente em 2013, último dado disponível, média de uma morte a cada três horas. Dez anos antes, em 2003, foram 2.140 óbitos.

De acordo com suas informações o médico generalista pode indicar outros exames que serão bem úteis para a sua saúde.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0