Saúde mental em tempos de COVID-19: o que fazer?

Saúde mental em tempos de COVID-19 – Olá, pessoal, esperamos que todos estejam bem. Aqui a gente prossegue desejando que todos possam passar por esse momento da melhor maneira possível, portanto, segue as nossas #GoodVibes para vocês.

Bom… como um de nossas editorias é sobre bem-estar e saúde, hoje resolvemos falar um pouco de como lidar com todo esse estresse do dia a dia gerado pelo Coronavírus, inclusive com o excesso de informações trágicas e/ou desencontradas que estamos recebendo de tudo quanto é lado: rádios, TVs, jornais, revistas e redes sociais.

Manter o equilíbrio do corpo com atividades físicas, mesmo dentro de casa, é essencial, inclusive escrevemos um post com 3 dicas para não engordar na quarentena que certamente vai ajudar também a manter a mente saudável.

Saúde mental em tempos de COVID-19: o que fazer?

Para o caso da mente existe um termo que começou a aparecer nos veículos de comunicação durante a pandemia do Coronavírus chamado MINDFULNESS, traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”.

Confira o nosso artigo e veja como essa técnica pode lhe ajudar em tempos de crise.

O que é MINDFULNESS?

Traduzido por Atenção Plena, como o próprio nome diz, seria um estado em que nos atentamos e aprendemos a perceber sensações corporais e emoções no momento em que ela ocorrem.

E ao ter essa Consciência Plena da mente e dos pensamentos, aprendemos, por intermédio das técnicas da Mindfulness, a regular as emoções desafiadoras e nos fortalecer diante das circunstâncias adversas no instante que o desequilíbrio ocorre, não deixando acumular emoções ruins.

Onde surgiu Mindfulness?

Professor Jon Kabat-Zinn: metodo conhecido como MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction.

A maioria defende que a origem do Mindfulness é de caráter religioso e está presente nas práticas de meditação Budista. No entanto, alguns acreditam que sua origem é na Psicologia das psicoterapias contextuais e da Cognição Social (Langer).

Há ainda um origem acadêmica, que diz que a expressão teria surgiu em 1979 na Universidade de Massachusetts, foi criada a partir de um estudo do professor Jon Kabat-Zinn e ficou conhecido como MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction.

Apesar da condição “religiosa”, o Mindfulnesse é um método que pode ser aplicado a qualquer pessoa que sofra de stress, independentemente da sua cultura, religião, ou sistema de crenças.

Quais os benefícios das técnicas Mindfulness?

O mindfulness acabou se popularizando empresas multinacionais e entre os funcionários que buscam alívio para o corpo e para a mente para o estresse do dia a dia.

Além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Portanto, as técnicas Mindfulness ajudam a diminuir a ansiedade; Reduzem chance de viés implícito quanto à idade e raça; podem prevenir a depressão; aumentam a satisfação com o corpo; melhoram a cognição e ajudam a diminuir as distrações do cérebro.

Como praticar o Mindfulness Saúde mental em tempos de COVID-19?

A gente separou algumas boas práticas que podem ser exercitadas. Se você não consegue fazer todas comece com uma e vá acrescentando as outras com o tempo.

Que tal começar o dia agradecendo pelo seu trabalho, amigos, família e finanças, ou qualquer coisa que seja realmente valiosa para você. #GratidãoÉTudoDeBom

Reserve um tempo para se conectar com a natureza. Contemplar as maravilhas da mãe natureza, respirar pausadamente o ar puro certamente vai deixar sua vida mais branda.

Durante o seu dia de trabalho elimine distrações e bagunças. Organize o seu ambiente de trabalho. Não deixe tudo espalhado. Faça uma lista de tudo o que tira a sua atenção, de coisas ou pessoas que sugam a sua energia.

Na hora da refeição não coma como se estivesse perdendo o trem. Mastigue devagar e sinta todo o sabor da comida. Comer devagar dá sensação de saciedade, acalma e promove bem estar porque a digestão será melhor. Como coisas saudáveis, livres de gordura.

Para a noite ou logo pela manhã, após o período de gratidão, pegue um bom livro, principalmente aqueles que o ajudem a manter a calma e a paz interior.

Pare no meio do trabalho para dar atenção à sua respiração. Feche os olhos e faça exercícios de respiração Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0