Dia Mundial da Água

Hoje (22/03) comemoramos o Dia Internacional da Água. O tema deste ano tem a preocupação com o aumento da população e a falta de recursos: “Segurança da Água e da Comida”. Afinal, temos 7 bilhões de pessoas no planeta e o número de chegar a 9 bilhões até 2050.

Freeway: Captação de água para sistema de irrigação

A Freeway, sapatos masculinos de Franca-SP, mais do que fabricar calçados adota medidas que buscam a preservação do ecossistema de modo sustentável, levando em conta a natureza e o meio ambiente que vivemos.

A fábrica tem um processo para a captação de água da chuva para o sistema de irrigação das plantas e dos jardins, que é todo computadorizado. Existe um sensor que avisa quando os 20 cm de água na terra começa a baixar. Aí é a hora de o mecanismo acionar o programa de irrigação automatizado do jardim.

A caixa de água tem capacidade para 1 milhão de litros que é controlada durante os três meses de seca. Quando isso foge ao controle, (raridade) usa-se a água da cisterna. A Freeway tem ca seguinte missão: “Desperdiçar água, mesmo na limpeza de vidros ou outros trabalhos, é proibido”.

Criado no início deste ano, o novo sistema Hídrico de captação, com capacidade de armazenamento de até 1 milhão de litros totais, geram economias de até 6 milhões de metros cúbicos de água por ano.

Abaixo algumas dicas de economia de água.

1) Adote o hábito de usar vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada ou o quintal da sua casa
2) Lavar o carro, com balde, apenas uma vez por mês.
3) Não lave a louça com a torneira aberta. Ensaboe toda a louça e depois tire o sabão de uma só vez. Detergentes biodegradáveis ajudam, pois rendem mais e poluem menos.
4) Reutilize a água do último enxague da máquina de lavar e da chuva para lavar o quintal.
5) Verifique se não há vazamentos. Uma torneira que pinga, a cada cinco segundos libera ao final do dia 20 litros de água.
6) Evite prolongar o banho. Um banho de ducha de 15 minutos consome 243 litros de água para quem mora em apartamento.
7) Ao fazer a barba ou escovar os dentes feche a torneira.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0