Uma boa vitrine passa conceitos de moda, da loja, dos vendedores e atrai (ou não) clientes. A vitrine deve atrair o olhar do cliente, deve ser agradável e oferecer um visual que estimula a compra. A vitrine tem como objetivo atrair o olhar do cliente, ou seja, é o primeiro passo para um processo de venda.
Para Roberto Benelli, consultor internacional da Francal Feiras desde 2001 para relacionamentos institucional e comercial na Itália, uma vitrine de sapatos deve estar toda arrumada e organizada de uma forma harmônica, seja em termos de cores ou de modelos. “O consumidor é receptivo a isto, ou seja, o cliente passa a admirar uma vitrine bem constituída e a encontrar nela o que realmente deseja comprar. Onde há bagunça e muitos modelos misturados o olhar do cliente se perde e pode até fazê-lo desistir da aquisição”, revela o consultor.
Na hora de planejar uma vitrine é importante manter o foco no cliente e no produto, portanto, cuidado para não colocar artigos demais acreditando que isso pode gerar mais vendas. Escolha poucos itens que mereçam destaque. Deixe alguns produtos para mostrar depois.
Há anos, em todos os cursos de ensino do mundo, o visual merchandising é uma disciplina que faz parte do marketing e se tornou, inclusive, um departamento de empresas que tem redes de lojas. “É importante conhecer as regras e saber gerenciar a própria vitrine, porque segundo os princípios do visual merchandising é forma de comunicação direta com seu público-alvo, auxilia na criação de identidade visual, de conceito de marca, gera vendas e ajuda a tornar marcas fortes em um segmento tão competitivo”, confirma Benelli.
Dicas básicas para uma boa vitrine de sapatos.
– Ela deve ter um tema
– Deve ser dividida por cores e por tipologia de sapatos
– Sapatos separados, mas encostados em pares.
– Colocar pares e não pés de sapatos