Antes de uma lista com dicas de como melhorar o seu atendimento, vale a pena lembrar que o olhar atento e conversas focadas favorecem a escolha do produto que irá conquistar o cliente. Portanto, observe, questione. Você precisa ter sensibilidade e percepção para estabelecer sintonia entre o que o cliente quer e o que você tem a oferecer. Entenda a necessidade do cliente.
Esteja pronto a “servir” o cliente. Aproxime-se dele. Faça uma consultoria de moda, assim o cliente terá consciência que está aplicando bem o seu dinheiro na compra. Mas para isso você tem que estar bem treinado, com informações técnicas do produto e de moda para oferecer soluções que realmente encantem o cliente.
Pense que, ao atender homens eles querem valores atrativos e acessórios que proporcionem praticidade e comodidade. O atendimento precisa ser ágil e rápido. Mas a vaidade masculina está aí, portanto, esteja atendo ao perfil estético e de estilo.
Já as mulheres buscam por acessórios que a seduzam. Esteja atento e respeito o ritmo e a intensidade da sua busca e desejo. Mulheres precisam experimentar muito, portanto, tenha calma, induza a cliente a olhar no espelho, vestir, segurar.
O Jornal Exclusivo levantou algumas dicas para você melhorar no atendimento prestado aos consumidores. Confira!
13 dicas para melhorar o atendimento ao cliente
- Converse com o cliente e entenda seus desejos;
- Preste atenção na pessoa que você está atendendo;
- Observe o estilo de vestir do cliente;
- Entenda se a compra é motivada por necessidade, é planejada para um evento ou se há espaço para uma compra por impulso;
- Ofereça, inicialmente, itens básicos e observe qual será a reação do consumidor para traçar seu perfil;
- Aproveite o atendimento para captar informações, opiniões, orientações e revelações do seu consumidor;
- Consumidores do público masculino costuma privilegiar preços atrativos;
- Para os homens, enumere os benefícios da compra, justificando porque a aquisição será um bom negócio;
- Homens buscam por acessórios práticos e atendimento ágil;
- Bolsas são sustentáculos para as mulheres: coloque-as em destaque na sua loja;
- Mulheres buscam por produtos que as seduzam;
- É preciso respeitar o ritmo e a intensidade da sua busca e do seu desejo;
- Induzir clientes à experimentação é fundamental, pois estimula sensações que podem colaborar para boas vendas.