Lírio amarelo: jardim da Freeway está florido

Estamos na primavera. O período dessa linda estação do ano no Brasil tem início em 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro. A fábrica dos calçados FreeWay, de Franca-SP, tem um lindo jardim com algumas espécies interessantes da nossa flora.

Nesse post o Lírio Amarelo: Hemerocallis Flava. O nome tem origem do grego hemero=dia e kallos=beleza. É uma das plantas preferidas para cultivo em jardim, pois além de ser muito fácil de cultivar possui a exuberância das plantas mais aristocráticas.

O gênero hemerocallis pertence à família Hemerocallidaceae e é um dos mais importantes entre os gêneros de herbáceas perenes ornamentais, nativo da Ásia, Japão, Sibéria, China e Eurásia.

A floração é influenciada pela variedade hortícola, mas em geral ocorre nos meses mais quentes em climas subtropicais e temperados e durante o ano todo em regiões tropicais. Apresenta grande versatilidade e rusticidade no paisagismo, sendo uma excelente bordadura pelo efeito marcante de suas folhas, da mesma forma destaca-se em maciços ou grupos. É a flor eleita para jardins de pouca manutenção, como em condomínios e jardins públicos.

Devem ser cultivados em solos férteis, adubados com matéria orgânica e irrigados periodicamente. Não tolera terrenos encharcados.

Curiosidades sobre o Lírio Amarelo

Entre os povos asiáticos, a planta é utilizada também na culinária. As flores são palatáveis, digestivas e nutritivas. Apresentam também propriedades medicinais. O caule e raízes são usados como analgésicos. Sua utilização na medicina e na culinária é considerada tradição entre os chineses.

É a luz por excelência e ativa a alegria da vida. A cor amarela é descompromissada e discreta ao mesmo tempo. Dissolve os pensamentos negativos e excesso de racionalidade, despertando a intuição. A nobreza do amarelo traz consigo a simplicidade e aconchego…

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0