Miami: coquetel de conexões culturais

O coquetel de conexões culturais, a alta circulação de artistas de vários gêneros e o componente geográfico – clima, estrutura logística e localização privilegiada – fizeram de Miami um efervescente centro de produção musical para a América Latina, com evidentes ramificações no showbiz norte-americano.

Da invasão de músicos cubanos nos anos de 1960 até a explosão do reggaeton, mescla de reggae jamaicano e hip hop surgido no Panamá e popularizado por Porto Rico, foi mais de meio século de construção de um mercado musical poderoso e consistente, com uma pegada bem ao estilo de Miami: há espaço para todos.

Uma constelação de produtores, estúdios e empresas ligadas à música latina vem montando suas sedes em Miami, o que tem estimulado cantores e compositores do Caribe à Patagônia a considerar a possibilidade de estabelecer equipes na Flórida para os lançamentos mais importantes, um caminho que muitos brasileiros passaram a adotar.

É claro que, em várias áreas de Miami e Miami Beach, o som cubano persiste, agora, porém, com um perfil mais cult, o que não deixa de ter o seu charme. Mas o advento escandaloso do reggaeton em meados dos anos 2000 ‘mexeu com as massas latinas’, como disse uma vez um dos maiores superstars do gênero, o porto-riquenho Daddy Yankee.
E o perfil cosmopolita da cidade ainda abriu portas para outros tipos de música, garantindo um espaço bastante generoso para o som genuinamente brasileiro.

O poder da música latina em Miami, de outra parte, também tem suas explicações econômicas. Há facilidades para incorporar novos migrantes, mais do que em outros estados americanos, a comunidade local é muito receptiva com os latinos em geral, a ponto de assimilar com rapidez muitos de seus costumes, e a situação geográfica de Miami é privilegiada para deslocamentos por toda a América e para a Península Ibérica.

Além disso, a última década comprovou que nem só de artistas top, como Shakira e Ricky Martin, vive Miami. Sem meias palavras, o sul da Flórida se transformou desde os anos 90 em um mosaico de cultura musical latina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0