Restaurante faz belos pratos com alimentos que iriam para o lixo

Você come tudo o que serve no prato? O desperdício de comida é um dos maiores problemas no mundo. A estimativa é de que 1,3 bilhões de toneladas de comida são jogadas fora todo ano e isso representa 40% da produção mundial. Pensando nisso, o inglês Adam Smith e a brasileira Johanna Hewitt fundaram o café “Pay As You Feel” que faz parte do projeto “The Real Junk Food”.

O café apelidado de PAYF fica em Leeds, no norte da Inglaterra, e foi fundado em 2013 com a premissa de pegar comidas que seriam jogadas fora, mas ainda estão boas para consumo. “Os alimentos vêm de várias fontes, incluindo restaurantes, empresas, supermercados e feiras.”, conta Adam. O cardápio muda diariamente. “Criamos pratos todos os dias com base no que temos no estoque”.

O ponto de partida do café foi dado em dezembro do ano passado quando Adam, que é chef profissional, fez uma ceia de natal para moradores de rua. Desde então se estima que foram poupados mais de 10 mil quilos de comida, que foram servidas para mais de 3 mil pessoas.

Atualmente o café é administrado por cinco jovens que fazem parte do “The Real Junk Food” e conta ainda com diversos voluntários que ajudam na preparação das refeições até o atendimento nas mesas. O pagamento pela comida é realmente opcional, existem até aqueles que não pagam.
O projeto “The Real Junk Food” conta com um site que informa de eventos organizados até os espaço para doação. Você pode acompanhar o projeto também pelo Facebook.

E se este projeto viesse pro Brasil, você iria?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0