Revista Way – A arte do recomeço

Uma nova chance. Locais abandonados passaram por grandes projetos de revitalização e hoje são movimentadas áreas urbanas, com mostras artísticas e culturais. Confira três locais no Brasil que tiveram a oportunidade de recomeçar.

Casa das Caldeiras (São Paulo/SP): trata-se de uma antiga geradora de energia às indústrias – um edifício fabril com quase 100 anos – transformada em um espaço para manifestações artísticas, culturais e sociais. O local ainda guarda lembranças que trazem um pouco do sabor do passado: três grandes chaminés e imensas caldeiras vindas da Europa hoje são esculturas históricas. Atualmente o local recebe exposições, atividades lúdicas, espetáculos, performances, seminários, palestras e oficinas, além de ser parte importante da história da industrialização e desenvolvimento da cidade de São Paulo.

Zona Portuária Rio (Rio de Janeiro/RJ): graças às competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil, diversas áreas do Rio foram repaginadas. Os armazéns do Píer Mauá foram reformados e a Praça Mauá passou por revitalização após anos de abandono, tornando-se novamente cartão postal da Cidade Maravilhosa.

Usina do Gasômetro (Porto Alegre/RS): de usina de geração de energia a centro cultural. Às margens do Rio Guaíba, a construção da Usina do Gasômetro hoje conta com salas de teatro, cinema e galerias de arte. Aos finais de semana, amigos e família se reúnem ao seu entorno para apreciar o belo pôr do sol.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0