Terra Brasil: Belezas naturais e iniciativas para preservação ambiental

Terra Brasil – e aí, pessoal, tudo bem? Hoje mais um post sobre entretenimento, mas desta feita para falar de uma série que tem muito a ver com a Freeway, pois ela trata sobre sustentabilidade.

Trata-se dos novos episódios de Terra Brasil, programa que vai ao ar no canal Animal Planet. Durante a série, o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt e o biólogo Anderson Santos visitam localidades como Chapada dos Veadeiros, Serra do Cabral e o Parque Estadual da Mata Seca mostram belezas naturais e iniciativas para preservação ambiental.

Os novos episódios de TERRA BRASIL vão ao ar às terças-feiras, às 18h. Serão dez episódios inéditos acompanhando esses dois viajantes em suas visitas a áreas preservadas em diversas regiões do País, com o objetivo de conhecer a biodiversidade brasileira sob as perspectivas peculiares dos apresentadores.

TERRA BRASIL é uma série da Medialand para o Animal Planet. Carla Albuquerque e Beto Ribeiro assinam a produção executiva e Carla Albuquerque também responde pela direção geral.

Terra Brasil – Saiba mais sobre a série do Animal Planet

Aruay Goldschmidt e Anderson Santos traz informações sobre a fauna, flora, clima e história desses destinos. Na nova temporada, estão em destaque o Morro do Fumo, as Cavernas do Peruaçu, o Parque Estadual da Mata Seca, Chapada dos Veadeiros, Vale dos Pássaros, Gruta do Gentio, entre outros ecossistemas que encantam pela beleza e pela importância para o equilíbrio ambiental.

Cada episódio de meia hora, sendo que serão dois exibidos em sequência, tem como foco uma região do Brasil – ao longo das trilhas e trajetos percorridos, a dupla redescobre esses paraísos e conta detalhes sobre as riquezas dos biomas locais.

Primeiro episódio de Terra Brasil: Morro do Fumo, na Estação Ecológica Serra Geral do Tocantis

Na companhia de Romário, brigadista do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a dupla adentra o cerrado, cruzando uma paisagem de imensidão plana que parece terminar no horizonte e que abriga espécies exclusivas daquele local.

Na primeira parada, os especialistas mostram um buritizal, conjunto de palmeiras de buriti que se concentra em veredas, locais com solo mais úmido. A contrapartida das palmeiras de buriti é a proteção que ela fornece a áreas de nascente, garantindo a saúde de recursos hídricos. Anderson e Aruay explicam como as equipes da Estação Ecológica trabalham pela preservação do cerrado e atuam na prevenção de queimadas e na luta contra a caça clandestina.

Após a chegada ao Morro do Fumo, os dois iniciam a escalada até o topo do monumento natural que é testemunho da história geológica. Lá de cima, eles avistam o Jalapão e a Serra Geral, divisa entre os estados da Bahia e Tocantins. Os gigantescos blocos de arenito foram esculpidos pelo vento e pelas chuvas, formando colunas e portais que são vestígios de uma paisagem modificada ao longo de milhões de anos. Ali habitam espécies únicas, como o pequenino lagarto catalogado há pouco mais de um ano e uma variação da planta conhecida como canela-de-ema.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0