Valencia: visita obrigatória em Ciudad de Las Artes y Las Ciencias

Explorar Valência diante de tantas opções exige escolhas, em função do tempo, do clima, do espírito do visitante e, claro, do dinheiro disponível. Nos meses mais frios, a Ciutat Vella e a oferta de ócio cultural e gastronômico das regiões centrais garantem uma agenda mais do que completa.

Durante o calor intenso do Mediterrâneo, as praias e o incrível Parque Nacional de La Albufera com suas paisagens paradisíacas em torno das plantações de arroz, a 12 quilômetros do Centro, proporcionam encontros marcantes com a natureza.

Mas se existe um lugar na cidade que reúne atrações para todas as idades o ano inteiro, faça chuva ou faça sol, é a Ciudad de Las Artes y Las Ciencias. Veja site aqui.

Ciudad de Las Artes y Las Ciencias: marca registrada de Valencia

 

Trata-se da marca registrada de Valência desde a passagem do milênio, um conjunto arquitetônico que trouxe o selo de modernidade que a cidade vinha buscando.

Com a ideia de reproduzir em Valencia o conceito da Cité des Sciences et L’Industrie, de Paris, a Generalitat Valenciana encomendou ao célebre e polêmico arquiteto Santiago Calatrava, nascido em Benimàmet, região noroeste da capital, um projeto que aproveitaria o leito do Rio Turia, desviado da região central e transformado em um imenso parque depois das enchentes do final da década de 1950.

Calatrava – que entre outras criações faraônicas espalhadas pelo mundo é o responsável pelo Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro – dividiu o projeto com o arquiteto madrilenho Féliz Candela e o resultado da obra, inaugurada em 1998, como um avanço da passagem do século, foi muito mais impressionante que seu modelo parisiense, embora tenha passado por várias adequações e interrupções na execução do projeto, incluindo alguns escândalos financeiros.

Ciudad de Las Artes y Las Ciencias: 12 Tesouros da Espanha

Ciudad de las Artes y Las Ciencias, presente no ranking conhecido como ‘12 Tesouros da Espanha’, é composta de sete edifícios, espalhados na vertente sul do antigo leito do Rio Turia.

O primeiro a ser inaugurado, em abril de 1998, foi o Hemisfèric, com planetário e sala de projeções em Imax, construído com a forma de um olho, numa área de 22 mil m².

No ano seguinte, em uma área de 40 mil m², foi a vez do Museu De Las Ciencias Príncipe Felipe, um imponente edifício que reproduz o esqueleto de uma baleia, dedicado às pesquisas científicas, à tecnologia e a projetos voltados à conservação do meio ambiente. O local, porém, abriu suas portas ao público meses depois já que não estava concluído quando de sua inauguração.

Nesse meio tempo, o público passou a ter acesso também a L’Umbracle, um jardim de passagem entre os edifícios.
Já no século 21, em 2002, foi inaugurado o Oceanogràfic, maior aquário da Europa (leia nas páginas seguintes), que se antecipou à abertura do quinto edifício, o Palácio das Artes Reina Sofia, inicialmente projetado para receber acervos, entre os quais uma grande cinemateca, mas depois transformado em ópera. O edifício apresentou problemas estruturais anos depois de sua abertura, e foi fechado para uma ampla reforma em 2014.

O complexo foi completado com a inauguração da Puente Assut de l’Or, um imenso viaduto de 180 metros sobre um vão livre de 155 metros, e com a abertura da Ágora, em 2009, localizada entre a Puente Assut e o Ocenogràfic. Também fechado para uma grande reforma, o edifício que abriga eventos musicais e torneios esportivos, terá depois de concluído uma altura de 80 metros, em forma de elipse.

Visitar a Ciudad de las Artes y las Ciencias é uma obrigação para quem conhecer Valência, embora se necessite de ao menos dois dias inteiros para um tour mais completo. O impressionante complexo arquitetônico e de diversão oferece também áreas de recreação e alimentação, ou seja, é só planejar a estadia.

Os preços das atrações podem ser salgados – entre 8 euros no Hemisfèric, por exemplo, aos quase 40 euros se o visitante optar por um pacote para todos os locais – mas a experiência, seguramente, compensa.

 

Texto extraído da Revista Way.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0