A Hora do Planeta – E aí, pessoal tudo bem? A gente está sempre ligado nas questões sobre sustentabilidade e, por isso, destacamos um projeto super legal que acontece há anos em todo o mundo: a Hora do Planeta.
Está marcado para o dia 28 de março (sábado) mais um ato simbólico de apagar as luzes por uma hora, das 20h30 às 21h30.
O evento “A Hora do Paneta” é realizado no mundo todo e promovido pela Rede WWF. Criada em 1961, a Rede WWF (antes conhecido como Fundo Mundial para a Natureza) se consolidou como uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza.
Em 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Foram 131 cidades brasileiras participantes e esse ano o número pode ser maior!
As cidades interessadas em participar em 2020 podem se cadastrar aqui:
Guia de ações para realizar na A HORA DO PLANETA
A WWF- Brasil, uma organização da sociedade civil brasileira não-governamental, criou um guia com sugestões de atividades que você pode realizar na sua casa, na sua empresa ou na sua escola.
Afinal, apagar as luzes é só um começo, portanto, pense em como você pode mudar seu estilo de vida para ser mais sustentável.
Professores do ensino infantil, por exemplo, podem através de desenhos sensibilizar as crianças. No ensino médio, grupos podem ser formados para debater a pergunta “O que você faria para salvar o planeta”?
Já no ensino superior que tal fomentar projetos comunitários para serem colocados em prática junto com a comunidade local?
Enfim, o Guia vai lhe ajudar com exemplos para ampliar as conversas sobre o que podemos fazer para melhorar o planeta sob o ponto de vista ambiental e da sustentabilidade.
A Hora do Planeta no Brasil
Em 2019, décima primeira edição do evento no país, foram feitas mais de 1300 inscrições no site oficial da campanha.
Participaram 147 prefeituras, incluindo todas as capitais; 160 empresas; 71 instituições de ensino, 55 de terceiro setor, 285 inscrições individuais, 20 grupos e 668 grupos de escoteiros.
A parceria dos Escoteiros do Brasil envolveu, de acordo com a própria organização, mais de 20 mil crianças e jovens, que promoveram alguma ação para a Hora do Planeta.
Entre os monumentos apagados, se destacam o Arco do Anhangabaú, Cristo Redentor e Bondinho, Congresso Nacional, além de diversos outros pontos públicos ou privados.