Reutilização de Água – Sem saber o conceito de SUTENTABILIDADE, Ivanildo Lima da Silva (50), morador da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, lava carros com a água que sai dos aparelhos de ar condicionados, conforme reportagem do jornal local.
Ivanildo Silva (na de foto de Juliana Santos/MaisPB) exerce a função de flanelinha e lavador de carros no centro da cidade e de gota em gota, por dia ele transforma nove baldes de água de 20 litros em dinheiro e vai lavando veículos em um estacionamento no Centro de João Pessoa.
O trabalhador estudou até a 8º ano do ensino fundamental e decidiu utilizar a água que sai de aparelhos de ar condicionados depois que foi proibido de pegar água em uma repartição pública. “Vi quanta água estava saindo de um cano acoplando a vários aparelhos de uma agência bancária, então coloquei o balde e vi que juntava muita água”, comentou.
A vontade, a dedicação e a maneira sustentável de Ivanildo conquistaram clientes que viram na atitude do trabalhador o consumo consciente de um bem tão importante para o planeta, que é a água.
Sustentabilidade: reaproveitamento da água
Compartilhar a história de Ivanildo com os leitores do nosso blog tem relação com o que a Freeway acredita sobre sustentabilidade e consumo consciente.
Lembrando que a marca desenvolve ações para economia de água. Entre elas podemos destacar:
- Captação da água da chuva: captação, armazenamento e reuso que reduz o consumo de água. Atualmente, a Freeway possui reservatórios com capacidade de armazenar até 1 milhão de litros de água, sendo 700 mil litros em Franca (SP) e mais 300 mil litros em Jacobina (BA).
- Implantação de bicos econômicos nas torneiras para reduzir o volume de água e evitar o desperdício, evitando problemas de escassez.
Inclusive já postamos aqui no blog dicas de como gastar menos água quando for lavar o carro. Clique aqui para ler.
Criado em 2012, o sistema Hídrico de captação, com capacidade de armazenamento de até 1 milhão de litros totais, geram economias de até 6 milhões de metros cúbicos de água por ano.
Esse projeto foi inscrito na categoria SISTEMAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E HÍDRICA no Prêmio GreenBest 2012.