Curso sobre como funcionará o selo de “procedência do calçado de Franca”

Curso sobre como funcionará o selo de "procedência do calçado de Franca”

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lançou em maio deste ano, em Franca, o registro de indicação de procedência dos calçados fabricados em Franca. O selo de origem é uma forma de valorizar e proteger os produtos feitos em Franca.

Como o lançamento do selo é algo recente, ainda gera algumas dúvidas para empresários calçadistas. Para entender como funciona o processo para aderir a procedência, o consultor responsável pela implantação do projeto, Maurilo Casemiro Filho, irá ministrar um curso hoje, dia 22, às 19hs, na Sede do Sindifranca.

Art. 177. Considera-se INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA o nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território, que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou de prestação de determinado serviço. (Lei n.° 9279, de 14 de maio de 1996)

Entenda o que é o selo de procedência do calçado de Franca

A indicação de procedência do calçado de Franca é uma certificação que foi conquistada após quase dois anos de trabalho do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca) junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial e é a primeira do tipo na indústria paulista.

Agora, ser produzido em Franca é efetivamente e definitivamente uma INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA que:

  • Agrega valor aos calçados;
  • Posiciona de modo mais competitivo e favorável todo o setor calçadista francano no ambiente nacional e internacional de negócios, promovendo a diferenciação de seus produtos, ressaltando as características históricas de Franca na qualidade de tradicional centro produtor de calçados;
  • Instrumentaliza os consumidores a comprar calçados de Franca (fidelização) por conhecerem e reconhecerem a identidade própria e especial (valores intrínsecos) que possuem por serem produzidos na CIDADE DOS CALÇADOS;
  • Possibilita ter a origem como diferencial dos calçados francanos, dando-lhes maior visibilidade nacional e internacional;
  • Incentiva investimentos e melhorias tecnológicas e na gestão das empresas; 
  • Consolida um movimento sustentável de valorização da produção de calçados; 
  • Promove e preserva a história, a cultura e a identidade locais;
  • Promove o desenvolvimento econômico e social de Franca, beneficiando todos os atores envolvidos na produção de calçados ou na história e tradição local.
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0