Dia do Chimarrão: símbolo da cultura gaúcha é um conector social

Dia do Chimarrão: e aí, tchê, tudo bem? Esperamos que todos estejam bem. O blog de hoje é uma homenagem ao Chimarrão, considerado um dos principais símbolos da cultura gaúcha, principalmente no Rio Grande do Sul, e que se espalhou pelo Brasil.

Mas, é necessário registrar que o Paraná de 2006 para cá, voltou a ser o maior produtor de erva-mate do Brasil, com mais de 170 cidades produtoras.

Durante mais de um século, o mate foi para o Paraná o sustentáculo de sua economia. O chimarrão, tão importante, histórico, simbólico e característico ao Paraná quanto a gralha azul e a araucária, mereceu ser homenageado como um ramo de erva-mate em nossa bandeira estadual verde e branca.

Além de ser delicioso, o chimarrão também possui diversas vitaminas que oferecem muita saúde e disposição para nós. Além disso, ele auxilia na digestão, melhora a nossa libido e oferece diversos outros benefícios.

Você sabia que a erva-mate que é utilizada no chimarrão faz parte de receitas gastronômicas e até mesmo como importante matéria prima na indústria cosmética?

É isso mesmo! Receitas gastronômicas já possuem panqueca com erva mate; Pão com erva-mate; Bolo com erva-mate; e até brigadeiro com erva-mate.

Você sabia que o chimarrão foi proibido no século XVI. Chamada de “erva do diabo” pelos padres jesuítas, essa bebida ficou bastante tempo fora de circulação. Até que no século XVII voltou a ser liberada por medo da população começar a consumir bebidas alcoólicas além da conta.

Qual é a data do Dia do Chimarrão?

Dia do Chimarrão: símbolo da cultura gaúcha é um conector social

O Dia do Chimarrão é comemorado no dia 24 de abril. Mas cá entre nós. Que curte todo o dia é dia de chimarrão.

Aliás, a data virou a Lei 11.929, de 20 de junho de 2003 em que o chimarrão se tornou bebida símbolo do Rio Grande do Sul (assim como o churrasco).

O Art. 2º da Lei diz que: Para assinalar as instituições ora estabelecidas, ficam criados “o Dia do Churrasco” e o “Dia do Chimarrão”, a serem comemorados em 24 de abril de cada ano e incorporados ao calendário oficial de eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

No entanto, para muito o dia 24 de abril foi escolhido para celebrar o chimarrão (e também o churrasco) devido a fundação do primeiro Centro de Tradição Gaúcha do mundo – CTG 35, em 24 de abril de 1948.

Qual é a história do Chimarrão?

Também conhecida como mate amargo, a bebida é legado da cultura indígena que se mantém presente no costume dos gaúchos.

A descoberta da erva-mate pelos colonizadores espanhóis se deu nas terras de Guayrá (atual estado do Paraná). Os índios Guaranis ingeriam uma bebida feita com folhas fragmentadas e água quente, e que eram tomadas num pequeno porongo utilizando um canudo de taquara, em cuja base havia um trançado de fibras que impedia que as partículas das folhas passassem.

A partir daí, os colonizadores entraram em contato então com a “caá-i” (que significa “água da erva”). O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções.

Chimarrão como conector social

O Chimarrão, também conhecido como mate amargo, não tem nada de amargo em seu significado, pois, é sinônimo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.

Por isso a hospitalidade se faz presente nas rodas de mate com os preceitos de liberdade, igualdade e humanidade.

E como símbolo da hospitalidade, geralmente a cuia de chimarrão vem acompanhada de boa conversa, portanto, “tomar um chima” é um convite para uma roda de amigos e boa conversas.

Bora tomar um chima? Como preparar?

Confira nesse vídeo ilustrativo como é o passo a passo da preparação do chimarrão.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0