Dia do Nordestino – E aí pessoal, tudo bem? Hoje o blog está em ritmo de festa, afinal, Oxe, menino! Hoje é o dia mais arretado do ano.
Mas porque estamos felizes? Porque a Freeway tem uma fábrica na cidade de Jacobina, na Bahia. Aliás, este ano a empresa completou 16 anos em terras nordestinas.
A Freeway é considerada uma das maiores empregadoras da cidade, portanto, tem papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.
A força desse povo e a alegria com que eles superam as dificuldades é inspiradora, portanto, os nossos parabéns aos nordestinos Brasil afora pela data de hoje.
Origem da data do Dia do Nordestino
Sabia que a data 08/10/2009, criada em São Paulo, é em homenagem a Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assar, ícone da cultura nordestina no século XX?
É isso aí, ele foi um poeta popular, cantor e compositor cearense.
Origem do nome Patativa do Assaré
Patativa do Assaré (1909-2002) está entre as principais figuras nordestinas do século XX. Vivia em Assaré (CE), com sua família de origem pobre que vivia da agricultura de subsistência.
Com a morte do pai quando tinha 8 anos, começou a ajudar na plantação.
Foi alfabetizado aos doze anos, mas o estudo durou apenas alguns meses. Nessa época, começou a fazer repentes.
Recebeu anos depois o codinome Patativa, pássaro da região que tem canto bonito em notas “tristes”.
Apesar de ter estudado pouco, ele publicou um livro em 1956: Inspiração Nordestina, que reuniu os seus poemas.
Patativa teve reconhecimento nacional, ganhou prêmios e foi cinco vezes Doutor Honoris Causa. Mesmo famoso, nunca deixou a região do Cariri, interior cearense.