Dia do Nordestino: é tempo de festejar

Dia do Nordestino – E aí pessoal, tudo bem? Hoje o blog está em ritmo de festa, afinal, Oxe, menino! Hoje é o dia mais arretado do ano.

Mas porque estamos felizes? Porque a Freeway tem uma fábrica na cidade de Jacobina, na Bahia. Aliás, este ano a empresa completou 16 anos em terras nordestinas.

A Freeway é considerada uma das maiores empregadoras da cidade, portanto, tem papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região.

A força desse povo e a alegria com que eles superam as dificuldades é inspiradora, portanto, os nossos parabéns aos nordestinos Brasil afora pela data de hoje.

Origem da data do Dia do Nordestino

Sabia que a data 08/10/2009, criada em São Paulo, é em homenagem a Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assar, ícone da cultura nordestina no século XX?

É isso aí, ele foi um poeta popular, cantor e compositor cearense.

Origem do nome Patativa do Assaré

Parte da entrevista do Patativa do Assaré – Jô Soares 11:30 – SBT 

Patativa do Assaré (1909-2002) está entre as principais figuras nordestinas do século XX. Vivia em Assaré (CE), com sua família de origem pobre que vivia da agricultura de subsistência.

Com a morte do pai quando tinha 8 anos, começou a ajudar na plantação.

Foi alfabetizado aos doze anos, mas o estudo durou apenas alguns meses. Nessa época, começou a fazer repentes.

Recebeu anos depois o codinome Patativa, pássaro da região que tem canto bonito em notas “tristes”.

Apesar de ter estudado pouco, ele publicou um livro em 1956: Inspiração Nordestina, que reuniu os seus poemas.

Patativa teve reconhecimento nacional, ganhou prêmios e foi cinco vezes Doutor Honoris Causa. Mesmo famoso, nunca deixou a região do Cariri, interior cearense.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0