É tempo de mudar! É tempo de superar! Vem aí a Primavera-Verão

A mudança incomoda a maioria de nós. Não sei se é por conservadorismo ou comodismo, mas sempre nos estressa ter de mudar algo, em especial, quando isso envolve o lado comportamental.

Note que o caminho que fazemos para o trabalho, a mesa do restaurante, o seu lado de dormir na sua cama, onde você guarda sua carteira e chaves, é sempre o mesmo. Zona de conforto! Mas no mundo das vendas, isso é algo terrível, pois convivemos com inúmeras diferenças e mudanças todos os dias.

O varejo tem sofrido muito com a mudança de comportamento do consumidor. A internet revolucionou o mundo dos negócios e isso não tem volta. Google e todas as mídias sociais entraram (ou entrarão) de vez na minha e na sua vida, e a nova geração já não mais verá seu produto sendo anunciado na televisão.

O caminho que a gente faz na internet é dinâmico e expansivo, pois você avança todos os dias, como num jogo de videogame, onde as fases são superadas na medida em que você vence os desafios propostos.

Quase todo mundo hoje se informa, estuda, se relaciona e se diverte na internet. Isso porque toda a informação e interação está sempre acessível, quando você quiser ou precisar. É assim que o varejo terá que pensar. Em ser acessível, ser interessante, ser diferente todos os dias.

Bons vendedores em tempos de clientes emponderados

Equipes de vendas no varejo são o maior desafio do lojista, porque não é fácil montar um time de bons profissionais, com pensamento dinâmico e fora da caixinha. Isso ocorre especialmente porque, na maioria dos casos, vender é uma função provisória para a maior parte das pessoas.

Poucos adentram o mercado com a convicção de que “ser” vendedor é muito melhor do que “estar”. Se você é vendedor, aprende com mais facilidade sobre a importância de um trabalho bem feito e os caminhos para se diferenciar, sobretudo, nessa onda de cliente empoderado e muito bem inteirado sobre o que vendemos.

Estamos nos aproximando da época mais bacana do ano, o verão. A primavera, com sua beleza, já se apresenta como um momento especial para as vendas, pelo simples frescor que a estação nos traz e as perspectivas sensacionais que a maioria das lojas tem, com coleções novas (primavera-verão).

As novidades por si só já são elementos motivadores para vendedores e clientes. Vendedores podem alavancar muito suas vendas, quando trazem novidades para os seus clientes, sobretudo os mais especiais, que são os primeiros a saber dos produtos novos. Ou pelo menos deveriam ser.

A verdade, é que nesses tempos de mudanças, o novo é o alvo de toda essa transformação. O novo nos instiga, nos inspira, nos desafia. Acredito que neste momento do ano, cada um em sua loja maravilhosa deve agradecer as perspectivas e os desafios que terão pela frente, sem medo de encarar as novidades.

Muita gente, reclama e se estressa quando as coisas mudam, mas para você, meu amigo leitor, o meu desejo é que este artigo seja uma provocação para um novo patamar de resultado.

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