[youtube id=”e6ZRSluXpZI” width=”600″ height=”350″]
O novo vídeo da Abicalçados, Brazilian Footwear, mostra toda versatilidade do sapato brasileiro. O mote: Brazil Fits de World (Brasil veste o mundo) ilustra bem o bom momento produtivo, mercadológico e tecnológico que o produto brasileiro assumiu.
No vídeo, o personagem Cauê Tanaka, veste Freeway Gaudi-7 – sapatos masculinos de Franca. É possível ver o produto quando ele desce as escadas (1:10), e logo após uma vista objetiva (visão do ator) do produto visto de cima.
Programa Brazilian Footwear – Desde 2000, a Abicalçados vem realizando ações de promoção internacional do calçado brasileiro, através do Programa Brazilian Footwear, em parceria com a Apex-Brasil. O projeto abrange a participação de empresas em eventos internacionais, como feiras e showrooms, realiza missões de prospecção em busca de novos mercados. Também convida importadores e formadores de opinião para conhecerem o Brasil.
Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados tem como objetivo representar os interesses das indústrias de calçados e de cabedais. Atua na defesa das políticas do setor, acompanhando e envolvendo-se diretamente em questões nacionais e internacionais, quando estas resultam em algum reflexo nas suas atividades. Fundada em abril de 1983, a Abicalçados tem um quadro de associados composto de empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, oriundo de vários estados brasileiros.
A sede da entidade está localizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, capital do maior pólo calçadista do mundo, o Vale do Sinos. A Abicalçados é administrada por um Conselho Diretor, formado por:
Perfil da indústria calçadista nacional
A indústria calçadista representada pela Abicalçados:
Produz 814 milhões de pares (2010)
Exporta 143 milhões de pares (2010)
Divisas de US$ 1,5 bilhão com as exportações
150 países importam calçados do Brasil
O principal importador de calçados brasileiros é o norte-americano, seguido pelo Reino Unido, Argentina e Itália.
O parque calçadista brasileiro é formado por cerca de oito mil fábricas e emprega diretamente 340 mil pessoas.
Os fabricantes dispõem de máquinas, equipamentos e matérias-primas de alta qualidade para o processamento do sapato, sendo grande parte obtida no próprio mercado interno.