Li-fi – a evolução do Wi-fi

Você já ouvi falar de Li-fi? Diminuitivo de “Light Fidelity” (ou “Fidelidade de luz”), esta tecnologia faz uso das ondas de luz de LED para a transmissão de dados a velocidades astronômicas (só pra ter uma ideia, a velocidade mais rápida atingida em um teste no Instituto Heinrich Hertz Fraunhofer, na Alemanha, foi de 3Gb/s!).

Mas como isso funciona?

É bem parecido com o Wi-Fi, mas enquanto este utiliza as ondas de rádio comuns para transmitir informações de Internet, o Li-Fi recebe sinais ao ligar e desligar as lâmpadas de LED. O que significa que as luzes precisam estar ligadas para a troca de dados e que sua intensidade afeta o alcance. É possível regular a luz a um ponto invisível para os olhos (que também faz com que fique mais segura contra hackers), mas às custas da perda de potência. Mesmo assim, o Li-Fi compensa por dispensar circuitos, antenas e receptores mais complexos e oferecer a conectividade de até quatro computadores por lâmpada de LED.

O sucessor do Wi-Fi

Diversos aspectos apontam o Li-Fi como o sucessor do Wi-Fi. Além da velocidade (cerca de 250 vezes maior), destacam-se o baixo custo e a facilidade de conexão com aparelhos móveis, como smartphones, que no futuro terão detectores fotossensíveis pelos quais será possível acessar a internet por meio de postes nas vias públicas =O. Além disso, ele pode ser usado até embaixo d’água e não cria interferência em equipamentos eletrônicos. O que diminui a preocupação em usar internet dentro de aviões, por exemplo.

O que ainda falta para essa tecnologia chegar as nossas casas?

O Li-Fi ainda precisa de um pouco mais de desenvolvimento antes do seu lançamento. Problemas como a impossibilidade das luzes penetrarem paredes, o que limita o uso dentro de casas, e da interrupção da conexão, ainda precisam ser contornados.

No ritmo que andam as pesquisas e os testes práticos, a estimativa é de que o Li-Fi esteja disponível para o uso de todos (tanto residencial, quanto comercial) até 2018.

Ou seja, vai ser AINDA mais fácil e rápido acessar o site e comprar o seu sapato da Freeway! Já pensou?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0