Mochileiro Moderno –E aí, pessoal, tudo bem? Quem é que nunca pensou em colocar uma mochila nas costas e sair por esse mundo velho sem porteira?
Confesso que este que vos escreve sempre teve vontade, mas nunca fez! E esse é um dos arrependimentos que a vida depois encarrega de ficar te lembrando. Mas, quem sabe um dia…
Bom… na minha época, por exemplo, a imagem de quem curte a ideia era a de um jovem com mochilão nas costas e dormindo em albergues (ou em qualquer canto) e que lavava pratos ou fazia qualquer coisa para ganhar uma grana e assim conquistar novos lugares.
Os tempos são outros e as coisas mudaram. Portanto, o perfil do mochileiro moderno é o de menos perrengues e melhores experiências.
A nova geração de mochileiros são super conectados, fazem trabalhos voluntários por onde passam, preferem degustações culinárias variadas, e até dormem em quartos compartilhados, mas a onda agora são os HOSTEL, que são mais confortáveis e com serviços melhores.
Outra coisa que mudou: os roteiros, ou seja, houve uma diminuição no interesse por lugares mais comuns porque o pessoal está querendo locais mais aventureiros e que fujam do senso comum, portanto, querem ter experiências diferentes.
Pesquisa do Hostelworld traça perfil do Mochileiro Moderno
Confira os dados da pesquisa realizada pelo Hostelworld, um dos principais sites de reservas de hostel do mundo. O site entrevistou 5 mil pessoas de sete países. O Brasil é um deles, por exemplo.
Mochileiro Moderno é conectado
Todo o planejamento da viagem é feita via celular ou notebook: confere as recomendações dos locais ou experiências de outras pessoas em sites de viagens e afins.
Perfil do novo mochileiro: planeja com antecedência
A porcentagem de mochileiros que reservam tudo antes de #PartiuViagem chega a 52%.
Mochileiro Moderno: Viaja mais devagar
Antes os caras corriam de um lugar para outro porque queriam conquistas territoriais. Hoje preferem fica mais tempo em um lugar a aproveitar o máximo do local.
Perfil do novo Mochileiro: É menos festeiro
Aí está um dado que me surpreendeu e, confesso, me deixou em dúvida. Subiu o número de mochileiros que preferem outras experiências mais marcantes a baladas noturnas.
Mochileiro de hoje Come melhor
Experiências gastronômicas é o melhor da viagem para 28% dos entrevistados, afinal, é muito bom conhecer comidas típicas.
Mochileiro Moderno prefere Hostel
Um hostel mais legal e aconchegante – e com internet, claro! – é a opção de 44% dos pesquisados.
Mulheres mochileiras
Sim, é isso! O número de mulheres viajando (e sozinhas) cresceu em 88% nos quatro últimos anos.
Mochileiro com consciência ambiental
Outro fator é o cuidado com o planeta. Os mochileiros de hoje se preocupam mais com a questão da sustentabilidade.
Mochileiro e o trabalha voluntário
Aumento para 27% o interesse por se envolver em algum trabalho voluntário durante o período das viagens.
E aí, curtiu esse post? Dá uma conferidas nessas dicas que preparamos para você!