Moda e minimalismo: Bom dia, pessoal, tudo bem? O post de hoje é sobre um assunto que está cada vez mais ligado à moda, o minimalismo.
Mas o que seria isso? Minimalismo seria um estilo novo da moda? Sim, é. Mas talvez o minimalismo na moda seja mais um estilo de vida – o conhecido lifestyle – do que um estilo de moda.
O movimento Minimalista surgiu na década de 1960, nas artes plásticas, design, música e arquitetura. A ideia era criar uma linguagem universal da arte para que todos fossem capazes de entender, através do uso de tons neutros – às vezes da ausência de cores – formas geométricas e simetria.
Mas afinal, o que significa minimalismo?
Conceito de Minimalista: algo ou alguém adepto daquilo que é simples e elementar, considerado um estilo de vida para indivíduos que buscam o mínimo possível de meios e recursos para viver.
Moda minimalista
Preferência por produtos versáteis, de qualidade, bom corte e acabamento e duradouros
O conceito de minimalismo na moda procura otimizar as peças do guarda-roupa e transformá-lo em algo mais atemporal e versátil e o produto precisa durar por um período mais longo de tempo, seja por sua qualidade ou pelo estilo.
Lema da moda minimalista
Um dos lemas minimalistas seria o de ter poucos e bons produtos, ou seja, deixar no closet peças que sejam essenciais, versáteis e de boa qualidade.
Aliás, a durabilidade é o fator preponderante do movimento, que prioriza matérias-primas de maior qualidade e, em muitos casos, SUSTENTÁVEIS ou de empresas que tenham e defendam esse conceito.
A ideia do minimalismo não é ir “contra” a moda, mas ter um consumo mais consciente dela.
Como surgiu o minimalismo na moda?
Esse é um assunto que gera certa dúvida. Há vários “pais” e mães” do minimalismo na moda. O que é comum é que o termo surgiu nos anos 90, em contraponto com o exagero dos anos 80 na moda com um todo.
Um deles diz que o percursor do minimalismo na moda foi o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga.
Já outros afirmam que o minimalismo na moda surgiu através do estilista austríaco Helmut Lang.
E há quem diga que Chanel pode ter sido a criadora, já que com o “pretinho básico” foi uma estilista que partiu bem desse conceito do “menos é mais”.