Certamente você já ouviu falar sobre Ecossistema, Sustentabilidade, Agenda 21, Cidades Sustentáveis, Aquecimento Global, Produto biodegradável. Mas você sabe, realmente, o significado e tudo o que envolve cada um desses termos?
Esses temas são atuais e fazem parte de rodas de discussão quando o assunto é meio ambiente e a relação do Homem com a natureza, ou seja, o modo como deveríamos interagir com os recursos naturais do Planeta.
Preparamos um glossário pra você poder fazer bonito nas conversas quando um desses assuntos estiver na pauta.
Sustentabilidade
Muita gente relaciona o nome apenas a questão ambiental, mas o termo se correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da ONU, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades“. Recentemente, Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, discorreu sobre os sete pilares da sustentabilidade.
Ecossistema
A Biologia define o termo como o conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem, e todas as interações desses organismos com o meio e entre si. São exemplos de ecossistema uma floresta, um rio, um lago ou um jardim. A própria camada ao redor da Terra onde vivem todos os organismos vivos, chamada de biosfera, é considerada por alguns cientistas um único e enorme ecossistema.
Biodegradável
É todo material que após o seu uso pode ser decomposto pelos microorganismos usuais no meio ambiente, perdendo as suas propriedades químicas nocivas em contato com o meio ambiente. Assim diminui-se o impacto das manufaturas do homem sobre o meio ambiente. Diversos países adotaram algumas normas para obrigar certos setores econômicos, a fazer o uso de materiais biodegradáveis
Aquecimento Global
Pesquisadores afirmam que o aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. Como consequencias do Aquecimento Global estão o Aumento do nível dos oceanos; o crescimento e surgimento de desertos; o aumento de furacões, tufões e ciclones; e as ondas de calor.
Agenda 21
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.
Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. São grandes os desafios e, para sermos exitosos em ações que contribuam com a sustentabilidade, será necessário o envolvimento de cidadãos, organizações sociais, empresas e governos. Uma grande rede de organizações da sociedade civil está aproveitando as eleições municipais de 2012 para colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e dos candidatos.
Freeway social e sustentável
A Freeway tem se engajado nessas questões. Já mostramos algumas de nossas contribuições nos seguintes posts: Sacolas plásticas fora de circulação; Tempos Modernos X Atividade Sustentável; Captação de água para sistema de irrigação; Produzimos nosso próprio adubo; entre outros textos que mostraram o envolvimento da empresa em ações sociais internas e externas.