Outubro Rosa: um recadinho para as mulheres

Outubro Rosa: o mês de outubro chegou e com ele as redes sociais são tomadas pela cor rosa. E não apenas as redes sociais, mas muitos prédios, clínicas, escolas, universidades, órgãos e patrimônios públicos reservam algum espaço para uma aplicação rosa ou aplicação da cor. Há os que prefiram usar o tradicional laço rosa ou uma peça de roupa na cor.

Durante mês todo de outubro essas ações ocorrem para lembrar as mulheres da luta contra o CÂNCER DE MAMA, mas é no dia 19 de outubro que se comemora o Dia Internacional do Câncer de Mama.

Os números obtidos pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, demonstram que mais de 14.388 pessoas morreram de câncer de mama no Brasil, somente de 2013. Do total, 14.206 eram mulheres e 181 homens.

Origem e história do OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um movimento que surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente na cidade. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Outubro Rosa no Brasil

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Outubro Rosa na Freeway

Ações Outubro Rosa na Freeway

Desde 2011 a Freeway incentiva ações na luta contra o câncer de Mama. No primeiro ano, colaboradores administrativos se juntaram aos “Doutores da Alegria” na entrega dos panfletos explicativos sobre câncer de mama. Veja algumas fotos da ação clicando aqui. 

Em 2012 a sede da Freeway, sapatos masculinos de Franca-SP, ficou toda iluminada na cor rosa. Uma alusão a campanha internacional Outubro Rosa, que é um alerta na prevenção do Câncer de Mama. Veja imagens aqui.

Como fazer o auto-exame preventivo contra o Câncer de Mama?

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0