Tempos Modernos X Atividade Sustentável

Imagem: Google Imagens

Século vinte e um. Era de grandes transformações sócio culturais, megapopulação, crescimento, desenvolvimento, produtividade, inclusão digital, globalização. Estas são as palavras de ordem.

Quase todos os dias penso sobre a importância das últimas décadas na história da humanidade e agradeço por ter tido a sorte de viver nestes tempos avançados. Grandes transformações carregam seus paradoxos, e talvez o da sustentabilidade seja o que urge mais atenção.

Falamos em século 21, mas sabemos que há centenas de anos a Terra nos permite a vida sobre sua mais delicada e bela camada, sua superfície. Para sair da crueza inicial e chegar à plenitude, nosso Planeta passou por grandes e lentas transformações, protagonizadas por alterações próprias e do Cosmos, ditas “naturais”.

Vivenciamos agora uma nova era de transformações, porém, os protagonistas são outros… Somos nós, homens embalados pela esteira do consumo e do desenvolvimento, reflexos da intensa atividade tecnoindustrial, a fim de entender as necessidades crescentes da população. Assim promovemos importantes alterações ambientais, de modo que tornam-se obrigatórias revisões sistemáticas sobre tais atividades, sejam elas em quais níveis forem.

Este é o grande paradoxo dos “tempos modernos”, e é aqui que se define o termo “Sustentabilidade”. A atividade humana versus a capacidade do Planeta de absorver os impactos de suas engenhosidades…

Tempos desafiadores pedem atuações modernas. Essa deve ser a visão empresarial dos nossos tempos. Visão de inserção planetária, onde a “saúde” dos negócios não pode ser mais medida apenas pelo lucro financeiro ou valorização acionária; e sim pela atividade solidária com o meio e comprometimento futuro.

Esta é a minha visão, esta é a visão da Freeway!

Jânio Machado Rodrigues Silva, Diretor Presidente da Freeway Footwear

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Share and Enjoy !

0Shares
0 0